Significado dos nomes
LETRA – O

Ofélia: Grego, significa ofídio, serpente, cobra. Revela diferença e autonomia. É próprio de mulheres que vivem a vida de uma maneira independente e autónoma, sem ligar a modos, convenções ou caprichos sociais. Sabem o que querem a cada momento. Do grego “serpente”.

Olga: Antigo nórdico, Halag, significa santa ou sagrada; ou do russo Oleg, também com o mesmo significado. Nome próprio de mulher de carácter forte e marcante personalidade. Em geral domina as situações e não o inverso. As suas responsabilidades no trabalho não têm limites, salvo que a impeçam por motivos extraordinários. Do nórdico arcaico “santa, sacra”.

Olímpia: Feminino de Olímpio, monte onde moravam os deuses. Indica certa tendência para as belas artes, especialmente música. É próprio de pessoas que valorizam tanto as qualidades estéticas, quanto os valores éticos quando se propõem a iniciar uma nova amizade.

Olinda: Do latim “cheirosa, odorosa”.

Olívia: Latim, derivado de Oliveira, árvore consagrada aos deuses Apolo, Júpiter e Minerva. Masculino: Olívio. Nome próprio de mulher que se caracteriza por contrariar e opor-se às decisões dos seus familiares e amigos. Manifesta o seu desacordo sempre que o considera necessário e sem reservas. Do latim “a oliveira, a azeitona”.

Óscar: Significa lança dos deuses e indica uma pessoa tímida, que sofre muito na hora de expor as suas ideias e os seus sentimentos. Os pais devem cuidar bem da sua socialização, para que ele não acabe perdendo óptimas oportunidades na vida por não saberem como comunicar.

Osmar: Significa glória dos deuses e indica uma pessoa muito conversadora, extrovertida e inteligente. Possui muitos amigos e sente um prazer enorme em se reunir com eles para trocar ideias e informações. Do anglo saxão “ilustrado pelos deuses”.

Osvaldo: Significa o que tem o poder dos deuses e indica uma pessoa que não se abala com nada. Por isso, pode ser considerado frio e calculista. Mas no fundo ele está sempre disposto a dividir tudo o que conquista.

Octávio: Significa o oitavo (filho) e indica um pacifista nato. Ele faz o possível e o impossível para manter um clima amoroso e tranquilo entre as pessoas. Além disso, tem sempre um bom conselho para dar.

LETRA – P

Paloma: Espanhol, significa pomba. Faz tudo com muita firmeza e determinação. E, por ser assim, dificilmente deixa de concretizar os seus desejos e atingir os seus objectivos. Realiza com aproveitamento as suas tarefas. Do espanhol “terra das palmeiras”.

Pamela: Greco-latino, significa doce como mel. É uma pessoa extremamente tímida, o que a torna incapaz de reclamar ou expor o seu ponto de vista, mesmo quando vê algo errado. Poupa sempre e evita investimentos arriscados. Do grego “doçura”.

Pascoal: Nome associado à Páscoa, indica uma pessoa criteriosa e muito exigente que se irrita demais quando não obtém imediatamente o que deseja. Os pais devem ensiná-lo a ter calma, a entender que tudo acontece na hora certa nem antes nem depois.

Patrícia: Latim significa da pátria. Masculino: Patrício. Forma italiana: Patrizio, Patrizia. Está sempre na procura da perfeição total. Por ser exigente demais com as pessoas e ter um sentido crítico muito apurado tem a solidão como grande companheira. É previdente e nunca fica sem dinheiro.

Patrício: Significa pátria, fidalgo. Indica uma pessoa que exige muito de si mesmo e revela-se eficiente em tudo o que faz. Às vezes parece meio snobe, mas essa tendência desaparece ainda na juventude.

Paula: Feminino de Paulo, (ver esse nome). Nome de pessoas que valorizam a amizade e a fidelidade a uma ideia representativa de princípios éticos e morais. O seu lema é permanecer sempre ao lado de quem precisa de ajuda. A sua maior recompensa é o trabalho bem executado.

Paulo: Significa pequeno e indica uma pessoa com boa disposição e um optimismo contagiante. Encara cada dia como um novo degrau para obter o desenvolvimento material e social. Dono de uma ambição inata planeja cuidadosamente os passos da sua caminhada para o sucesso. Do latim “pouco, pequeno”.

Pedro: Significa pedra e indica uma pessoa simples, mas que procura a realização intelectual e espiritual. Destaca-se pela vida disciplinada e pela determinação com que luta pelos seus objectivos. Mas o seu idealismo está voltado para a humanidade como um todo no quotidiano. Tende a monopolizar as atenções e a não atribuir muita importância à fidelidade no amor e na amizade.

Perpétuo: Significa o que dura para sempre e predispõe a pessoa há viver muitos anos com saúde e lucidez. Quem tem esse nome nunca revela pressa para nada, pois sabe que tudo acontece no momento certo.

Pilar: (espanhol) Pilar, fonte.

Plácido: Significa sereno, tranquilo e indica uma pessoa exigente consigo mesma e com os outros. Procura a perfeição em tudo o que faz e a sua firmeza e o seu espírito de liderança despertam admiração e respeito.

Pedro: Do latim “pedra”.

LETRA – Q

Quirino: Latim, aquele que luta com a lança. É fiel a um único amor . A meticulosidade no trabalho é o seu lema. Por experiência, sabe que o dinheiro abre muitas portas, senão todas. Do latim “lanceiro guerreiro”.

Quitéria: Santa da Igreja Católica. Embora não seja tímida, por vezes manifesta-se como tal. Realiza com aproveitamento o seu trabalho. O dinheiro é muito importante para levar uma vida digna e sã.

Quixote: Do espanhol “peça de arnês destinada a cobrir a coxa”.

LETRA – R

Rafael (a): Do hebraico “curado por Deus”.

Raimundo (a): Do gótico “protector, poderoso”.

Raquel: Hebraico, calma como uma ovelha. Nome de pessoas que frequentemente podem chegar a sentir-se vítimas de uma situação familiar ou social. Os seus esforços para esclarecerem eventuais mal-entendidos fazem com que sempre consigam restabelecer a confiança depositada neles.

Raul: Do inglês “combatente”.

Rebeca: Hebraico, aquela que une. Indica predisposição para a criatividade e entusiasma-se pela contemplação das obras de arte. A sua sensibilidade por assuntos sociais também é muito desenvolvida e, com frequência, mostra-se solícita.

Regina: Latim significa rainha. Indica voluntarismo e firmeza de decisão. É próprio de mulheres que da mesma forma que os antigos sofistas gregos, usam todos os recursos verbais para convencer os seus interlocutores. Do latim “rainha”.

Reinaldo: Do alemão “variante de Reginaldo”.

Renato: Do latim Renatus “renascido”.

Ricardo : Do alemão “poderoso, senhor”.

Rita: Diminutivo de Margaret, ou do italiano Margherita (Margarida). Faz alusão a determinadas atitudes relacionadas com a tenacidade e com a força de vontade. É próprio de pessoas que se sacrificam ao extremo quando estão convictas de que há uma razão para isto. Do italiano “forma popular de Margarida”.

Roberta: Feminino de Roberto, (ver esse nome). Indica satisfação e alegria. É próprio de mulheres que, em geral, vêm em qualquer circunstância por muito adverso e desagradável que posso parecer o lado benéfico e positivo.

Rodrigo: Do alemão “famoso pela glória”.

Romana: Latim, natural de Roma. Masculino: Romano. Por desconfiança inata, evita manifestar seus afectos. Quase tudo na sua vida gravita em torno do trabalho. Valoriza o dinheiro de forma objectiva, embora lhe custe a reconhecer a sua necessidade.

Rosa: Grego, significa a flor, a rosa. Nome de pessoa que, em cada circunstância da sua vida sabem valorizar o que lhes convém. Quase sempre acertam ao escolher as suas amizades e a profissão. No entanto, fogem da monotonia: gostam de arranjar novos amigos ou mudar de trabalho. Do latim “designa a flor”.

Rosaria: Forma feminina de Rosário. Nome de origem religiosa. Bondosa, procura manter um clima de harmonia em seu redor. Demora a tomar decisões, mas quando o faz não costuma errar. Não é ambiciosa, mas preocupa-se em poupar o que pode.

Rui: Francês (Roi). Rei.

Rute: Hebraico, significa no auge da beleza. Prática prefere encarar todos os problemas assim que eles aparecem. Não tem muita paciência com quem costuma dramatizar a vida. Gosta de investimentos seguros e com lucro rápido.

LETRA – S

Sabino: Significa vindo do povo sabino ou protegido pelo deus Sabus. Indica uma pessoa independente, que procura agir apenas de acordo com as suas próprias ideias. Quando defende um ponto de vista discutível, chega a ser teimoso. Mas, quando erra, assume sozinho a culpa do seu erro.

Sabrina: Do latim “antigo povo itálico”.

Salim: Significa paz e indica um homem ao qual não falta energia para transformar boas ideias em trabalho lucrativo. Se os pais lhe ensinarem a vencer a tendência à arrogância, será um excelente administrador.

Salomão: É o nome do mais poderoso dos monarcas hebreus citados na Bíblia. Significa pacífico e indica uma pessoa extremamente sábia que não corre atrás de modernismos e não se deixa seduzir por títulos ou riquezas. Embora um tanto desencantado, tem no amor que nutre pelas mulheres um grande incentivo para as suas conquistas materiais. Do hebraico “prosperidade”.

Samanta: Do aramaico “ouvinte”.

Samuel: Significa aquele a quem Deus ouve e indica uma pessoa que age com determinação e justiça e só descansa quando atinge os seus objectivos. A recompensa dessa atitude é ser bem sucedido praticamente em todos os seus empreendimentos. Do hebraico “ouvido por Deus”.

Sandra: Forma reduzida de Alessandra “.

Sara: Hebraico, significa princesa. É uma pessoa predisposta ao sucesso profissional. A sua vontade de vencer é bem maior do que as dificuldades que possam aparecer. É uma pessoa com tendência a enriquecer.

Sebastião: Do grego “sagrado, reverenciado”.

Silvana: Latim, proveniente da floresta, da selva. Pessoa que tem todas as possibilidades de realizar os seus desejos. Isto porque o seu nome é uma marca de prosperidade. Para se relacionar bem é preciso controlar a impetuosidade. Do latim “das selvas”.

Sílvia: Latim, da floresta, da selva. Revela paixão pela vida e a vontade de assumir tudo o que contribua para aumentar a felicidade humana. Por vezes, o seu grande poder de comunicação pode provocar invejas e incompreensões por parte dos seus amigos. Do latim “da selva”.

Sofia: Grego, significa sabedoria. Apesar de ser um pouco dispersiva consegue resolver adequadamente os seus problemas. O sucesso profissional irá depender de muito esforço. Convém ter sempre uma tarefa para manter-se ocupada.

Sónia: Russo, Sonja, significa sábia. Ou variação de Sofia. Simboliza o respeito por valores éticos e morais. É próprio de mulheres que levam à prática os seus pensamentos, especialmente no campo afectivo e passional. Em geral, conduzem-se na vida com ingenuidade e simplicidade.

Soraia: Do árabe “estrela da manhã”.

Susana: Hebraico, significa pura como um lírio. Variante: Susana. Representa a união entre a destreza e a habilidade. É própria de pessoas intuitivas e muito competentes que dominam as situações, especialmente no plano profissional e estão sempre atentas a todos os detalhes.

LETRA – T

Tadeu: Do aramaico “o corajoso”.

Tânia: Forma diminutiva russa para Estefânia, que vem do grego e significa coroa, diadema. É uma pessoa que vai conseguir sucesso porque é paciente, perseverante e habilidosa. Inimiga de gastos supérfluos mantém as finanças em dia.

Tatiana: De origem russa e significado desconhecido. A fidelidade e o respeito são os pilares de um bom relacionamento amoroso.

Teresa: Latim, natural da terra. Nome que indica realismo e fantasia ao mesmo tempo. Sempre dispostas a realizar coisas e a planejar projectos para levá-los à prática. A sua força de vontade não decresce perante os obstáculos nem as dificuldades que podem encontrar no seu caminho. Do grego “ceifeira, caçadora”.

Tereza: Variante de Teresa, (ver esse nome). Inteligente, tem grande facilidade para transmitir conhecimentos aos outros o que faz com bastante clareza e paciência. O seu maior sonho é construir família e ter filhos.

Tiago: Forma vernácula de Jacó.

Túlio: Do latim “levar, levantar”.

LETRA – U

Ulísses: Grego, significa o irritado. Para ele, o dinheiro faz com que as pessoas se sintam mais livres e decididas. É fiel e exige em troca fidelidade e respeito. Realiza as suas tarefas com minúcia. Do grego “o irritado, o colérico”.

Urbano: Latim, aquele que vive na cidade. Consegue solução mesmo para um problema muito difícil e resolve a contento qualquer tarefa. Do latim “civilizado, bem educado”.

LETRA – V

Valentim: Significa saudável e valente. Indica uma pessoa vigorosa e de temperamento forte capaz de passar por cima de qualquer obstáculo quando se propõe a fazer algo e quase sempre alcança o que deseja.

Valéria: Feminino de Valério, que vem do latim e significa cheio de saúde. Com o dinheiro resolvem-se muitos assuntos difíceis. Tudo é permitido se é feito por amor. Desempenha o seu trabalho com eficiência e aproveitamento.

Valério: Significa robusto e valente. Indica uma pessoa que tende a adquirir grande força física e que usa a sua resistência para lutar dia e noite pela realização dos seus sonhos. É brilhante nos estudos e destaca-se no terreno profissional.

Vanda: Teutónico, significa peregrina. Preocupa-se para agradar aos seus entes queridos. É um profissional excelente. O sentido de dever está acima de todas as coisas. É carinhosa e afectiva, mas a sua timidez excessiva não lhe permite manifestar o seu valor.

Vera: Latim, significa verdadeira. Trabalhadeira, consegue sobrepor-se diante das maiores dificuldades. Conservadora, a ideia da família é fundamental para ela. A dignidade está acima de todas as coisas. Do latim “verdadeira, primavera”.

Verónica: Variante de Berenice, que vem do grego e significa portadora da vitória.

Violeta: Francês, nome de uma flor. Possuidora de uma força que a empurra para frente. Com esse “auxílio” consegue atingir todos os seus objectivos com facilidade. Reflecte longamente antes de eleger seu par.

Victor: Significa vencedor. Indica uma pessoa competente, mas que apresenta uma certa reserva em expor os seus pontos de vista, tendência que deve combater se quiser atingir o sucesso pleno. Do latim “triunfo, vitória”.

Vitória: Feminino de Victor, (ver esse nome). Indica a paixão pela cerimónia e pelo luxo. É próprio de pessoas que sentem uma atracão especial por grandes solenidades, pelos rituais, pelos boatos e pela glória. Gostam de ser tratadas como rainhas.

LETRA – W

William: Variação de Guilherme ou (teutónico) – Willihelm, protector resoluto.

Wilson: Veja Uilson, do inglês “filho de William”.

Wilton : Do inglês “fazenda da primavera”.

LETRA – X

Xavier: Basco, significa proprietário de casa nova. Variação: Xaver. Nome característico de pessoas altruístas e tímidas. Pode-se contar com eles quando se precisa. Respeito pelos outros é o seu lema. Embora pareçam distantes e frios, são muito sociáveis. Do espanhol “casa nova”.

LETRA – Z

Zacarias: Significa aquele de quem Deus sem lembrou e indica uma pessoa que estabelece metas para si própria e trabalha com perseverança para alcançá-las. Em geral, obtém o que deseja e está sempre pronto a dividir as suas conquistas com as pessoas a quem ama. Do hebraico “o lembrado de Deus”.

Zélia: Do grego “bela”.

Zilda: Germânico, a guerreira da vitória. Revela uma personalidade compreensiva e plena de moderação. É próprio de pessoas que sabem escutar e expor as suas razões em qualquer momento.

Zora: Eslavo, significa aurora. Reconhecimento do valor da vida através de muitas peregrinações e lutas. É bastante previdente.

Zulmira: Teutónico, exaltado. Pessoa certa nos momentos difíceis. Aquela que harmoniza as querelas dando a sua opinião apaziguadora.