Significado dos Nomes
LETRA – J

Jacinta: Nome de origem mitológica ligado à flor jacinto. Indica uma pessoa muito severa na análise que faz dos outros. Está sempre disposta a perdoar os defeitos de carácter que encontra e procura viver bem com todos. Adora ter muitos amigos.

Jacinto: Personagem da mitologia que, depois de morto, foi transformado na flor que tem esse nome. Indica uma pessoa sempre disposta a perdoar as falhas de carácter que encontra nos outros pois sabe que também tem as suas. Procura viver bem com todo mundo e tem muitos amigos.

Jacob: Significa o que ultrapassa. A sua generosidade faz com que seja uma daquelas pessoas com quem sempre se pode contar. Gosta de ser útil e tem sempre uma solução para todos os problemas.

Jaime: Variação de Jacob.

Jeremias: Significa elevado por Deus e indica uma pessoa que por apresentar virtudes como a disciplina, grande sentido prático e determinação é muito procurada pelos colegas para aconselhar sobre assuntos de trabalho e mesmo sobre dilemas amorosos.

Jerónimo: Do grego “nome sagrado ou santo”.

Jéssica: Significa cheia de riquezas e indica uma criança vaidosa e sedutora que às vezes brinca um pouco com o perigo. À medida que cresce acumula “riquezas” interiores e consegue êxito em quase todas as suas tarefas.

Jesus: Do hebraico “Deus é a salvação”.

Jó: Significa hostilizado e indica uma pessoa paciente perante as adversidades. Refere-se ao patriarca bíblico que sofreu muito mas nunca se voltou contra Deus. Não é um nome que traga uma vibração de alegria.

Joana: Significa Deus é cheio de bênçãos e indica uma pessoa que só amadurece depois de muito lutar pelo equilíbrio entre a razão e o coração. Chega a ser vista como alguém que não sabe o que quer mas quando se decide entra de corpo e alma na conquista dos seus ideais.

João: Significa agraciado por Deus e indica uma pessoa com um forte espírito de liderança. Impulsivo, às vezes é mal interpretado, mas os seus actos visam o benefício da maioria pois possui nobreza de carácter.

Joaquim: Significa o que Deus elevou. Indica uma pessoa firme e segura e que age sempre de uma maneira leal. Apesar da aparente frieza, mostra-se atencioso, fiável e disposto a ajudar.

Joel: Significa Jeová é Deus e indica uma pessoa que esconde por trás do seu jeito frágil uma personalidade poderosa e capaz de lidar sem qualquer embaraço com todos os desafios do dia-a-dia.

Jonas: Indica uma pessoa capaz de atravessar as piores crises com paciência, tranquilidade e resignação. Auto-confiante e optimista, não desiste de lutar pelos seus projectos nem mesmo quando as dificuldades parecem ser incontornáveis.

Jorge: Significa agricultor e indica um homem determinado e seguro de si. Pode ser um pouco arrogante e impetuoso mas respeita os limites das pessoas à sua volta.

José: Significa Deus acrescenta e indica uma pessoa sensível, confiante e generosa, que sofre com os problemas alheios. É muito conciliador e conserva o auto-controle mesmo nas piores situações.

Júlia : Significa cheia de juventude e indica uma pessoa de memória prodigiosa, muito sentido de organização e um dinamismo contagiante. Excelente amiga dedica-se totalmente às pessoas que estima.

Juliano (a): Do latim “que pertence a Júlio”.

Julieta: Variação de Júlia. Indica uma pessoa suave, que prefere uma vida tranquila a loucas aventuras. Adora literatura, cinema e teatro. No amor, entrega-se a sonhos românticos difíceis de serem concretizados. Diminutivo de Júlia.

Júlio: Significa brilhante e indica uma pessoa de memória prodigiosa, sentido de organização e um dinamismo contagiante. Apesar de geralmente se mostrar um pouco avarento é generoso com as suas ligações românticas.

LETRA – L

Laura: Latim significa coroa de folhas de louro. Diminutivo: Laurita. Variante: Lauriana. Nome de pessoas que se deixam dominar por sentimentos contraditórios. Preocupa-as a opinião dos outros e são muito selectivas ao escolher companheiros, seja no jogo, no trabalho ou para toda a vida.

Lauro : Do latim “vitória, louvor”.

Leandro: Do grego “homem-leão”.

Leda: Latim, quer dizer alegre. Atenciosa, observa e analisa tudo o que acontece à sua volta. Por gostar de se sentir útil está sempre disposta a oferecer ajuda. É romântica e espera encontrar no casamento a realização dos seus sonhos. Do latim “alegre, contente, jovial, risonha”.

Leila: Árabe, significa negra como a noite. Independente e determinada trabalha ardentemente para conseguir o que deseja. Por isso, sabe dar valor ao que possui e não tolera desperdícios. Tende a ser feliz na maturidade, depois de muitas paixões.

Lenita: Latim significa suavidade. Encara a vida com seriedade e procura ser correcta em tudo o que faz. Mas nem por isso deixa de aproveitar os bons momentos e divertir-se com aventuras. Não lhe faltam boas oportunidades no amor pois é muito cortejada.

Leonardo: Do alemão “homens fortes, forte como o leão”.

Leonel: Do francês “leão novo, filhote de leão”.

Leonor: Árabe, significa que a sua luz é o Senhor. Nome que indica predisposição para recorrer a um ser transcendente e superior quando se tem problemas muito graves que transbordam a capacidade humana. Destacada tendência ao misticismo.

Leopoldo: Do alemão “povo audacioso”.

Letícia: Latim significa alegria. Mostra uma força de vontade pouco comum, embora, por vezes, não consiga ver bem à sua volta. É própria de mulheres que se preocupam por satisfazer os desejos de quem não tem ajuda.

Lídia: Grego, significa mulher de Lídia, uma região da Ásia Menor. A sua bondade e o seu comportamento recatado nem sempre são bem interpretados pelos outros. Muitos chegam a confundir timidez com orgulho. Consegue sempre que o seu companheiro ceda e lhe dê razão.

Liliana: Do inglês Lílian, que significa pura, inocente. Variantes: Liliane, Liliam, Liliosa. É dotada de um temperamento impulsivo que não cede diante de nenhum tipo de pressão. Luta para alcançar as suas metas. Investe com sabedoria e precaução.

Linda: Espanhol, linda, bonita. Óptima conselheira usa sempre muita honestidade e clareza quando os amigos a procuram à procura de ajuda para contornar as dificuldades. O amor deve contribuir para tornar a vida agradável.

Loreta: Latim, pequeno bosque de loureiros. Diminutivo de Laura. Masculino: Loreto. Temperamental, tanto é simpática e agradável com intolerante e sisuda. Por isso, enfrenta dificuldades nos relacionamentos, nem todos entendem as suas mudanças bruscas de humor. Conquista facilmente o parceiro.

Luana: Africano, de Luanda. Variante: Luanda. Nome de pessoa bastante intuitiva e perceptiva das situações de perigo como se tratasse de um radar. É fiel e exige fidelidade em troca.

Lucas: Do latim “luminoso”.

Lúcia: Feminino de Lúcio, latim, luz. Nome que significa preocupação pelos outros e por tudo que a rodeia. Pessoas que valorizam a amizade e a solidariedade. Costumam estar sempre dispostas a prestar toda a espécie de ajuda a quem a solicita.

Luciano (a): Forma derivada de Lúcio.

Lucrécia: Dama romana famosa pela sua virtude. Feminino de Lucrécio, latim. É uma pessoa que não precisa fazer muito esforço para ser agradável e conquistar a simpatia dos outros. Também não faz sacrifícios para realizar os seus planos. É minuciosa nas suas tarefas.

Luís (a): Do alemão “guerreiro famoso, glorioso”.

Lurdes: Variação de Lourdes, nome de origem religiosa quase sempre composto com Maria ( Maria de Lourdes ). Pessoa extremamente ponderada e tímida. É a mais fiel das amigas, sabe como ninguém ouvir e guardar todos os segredos que lhe contam. No amor, procura sempre novas experiências. Do basco “altura escarpada”.

LETRA – M

Madalena: Hebraico, a dos cabelos penteados. Pessoa discreta e observadora que prefere ouvir a falar. Está sempre analisando os seus sentimentos e revela preocupação com a vida espiritual.

Mafalda: Variante de Matilde, guerreira que combate com energia. Dócil e sincera sente-se feliz quando conquista a simpatia dos outros. Por isso, faz tudo para agradar aos amigos e não se importa de ouvir as suas lamentações. Muito conservadora, coloca a família acima de tudo.

Magda: Variação e diminutivo de Madalena (ver esse nome). Faz alusão à força e à convicção. Próprio de mulheres que se preocupam com os valores éticos e morais, de uma maneira muito especial mostram solidariedade para com os que necessitam.

Manuel (a): Do hebraico “Deus está connosco”.

Marcela: Feminino de Marcelo, (ver esse nome). Ela está sempre fazendo várias coisas ao mesmo tempo sem se perder. Versatilidade é o que não lhe falta e gosta de uma vida social bastante intensa.

Márcia: Feminino de Márcio, (ver esse nome). Acha que o verdadeiro amor compõe-se de uma sucessão de instantes maravilhosos. Realiza com minúcias as suas tarefas. O dinheiro é suficiente para o imprescindível.

Marcos : Do latim “o grande orador”.

Margarida: Latim significa pérola. Em geral, a pessoa que tem este nome é especial, fora do comum e apresenta com frequência qualidades pouco correntes: compreensão, doçura e preocupação com os demais. São fiéis no amor e não reprovam infidelidades alheias.

Maria: Hebraico, significa senhora soberana. Nome que indica serenidade, força vital e vontade de viver. Por vezes são forçadas a pedir auxílio para resolução dos muitos problemas que têm de enfrentar na vida e para suportar a dor. Consideram o dinheiro necessário, mas não essencial.

Marília: Variante de Maria, (ver esse nome). Pessoa amável, responsável e muito determinada que luta sem medo contra todas as dificuldades até concretizar os seus planos, só então se sente plenamente realizada. Nem sempre consegue acertar na escolha do companheiro.

Marina: Latim, oriunda do mar. Nome de mulheres muito dadas ao sonho e à fantasia. Costumam refugiar-se no seu mundo de fantasia quando se encontram frente a determinados problemas, especialmente familiares que não conseguem solucionar.

Mário: Do alemão “homem por excelência”.

Marta: Aramaico, significa dona de casa. Diminutivo: Martinha. Indica certa inclinação à calma nos momentos mais difíceis da vida. É próprio de pessoas que se preocupam em estabelecer boas relações com os seus vizinhos e conhecidos. Do aramaico “senhora”.

Mateus: Do hebraico “dádiva de Deus “.

Matilde: Teutónico, guerreira que combate com energia. Nome que indica certa preocupação pelo futuro. É próprio de pessoas que aproveitam uma determinada circunstância para desenvolver. Embora façam tudo, não porque gostem do poder, mas antes para assegurar o seu futuro, realizam o seu trabalho com gosto e aproveitamento.

MARTINA – Muito ligada à família, e emotiva costuma exagerar nos seus cuidados e corre o risco de sufocar as pessoas que ama. Tem muita energia e por isso deve sempre manter-se ocupada com alguma coisa. Nos relacionamentos amorosos ou mesmo de amizade, quando se magoa, procura se recolher para dentro de si mesmo e só sai quando recebe um pedido de perdão.

Maurício (a): Derivado de Mauro .

Mauro: Do latim “Mouro da Mauritânia”.

Melissa: Grego, significa mel. Mostra certa satisfação pelos resultados obtidos com o esforço e com a persistência. É próprio de mulheres que sabem combinar com aproveitamento ao longo da vida a reflexão e a acção.

Micaela: Forma feminina de Miguel. Indica predisposição ao sacrifício e preocupação pelos demais. Num sentido genérico, é próprio de pessoas muito sensíveis às desigualdades sociais e, por isso, são por vezes desprendidas e solitárias.

Miguel: Do Hebraico (Mikhael). Aquele que é parecido com Deus.

Milena: Sérvio, significa amorosa. Representa sensibilidade e rectidão de conduta, mormente no trato com as pessoas. Se as circunstâncias o exigem não hesitam em prestar o eu apoio a projectos de natureza política.

Miriam: Hebraico, significa senhora. Mostram inclinações altruístas e, sobretudo, preocupam-se com o bem alheio. Próprio de pessoas que contribuem com o seu estímulo e o seu trabalho para o desenvolvimento de projectos inéditos e possíveis.

LETRA – N

Nádia: Sânscrito, significa espírito de luz. A fidelidade é a chave do afecto. Desenvolve uma grande capacidade de trabalho. Embora o dinheiro deva ser utilizado apenas como um meio para atingir alguns fins nem sempre sucede assim.

Nadir: Do árabe “vigilante”.

Napoleão: Significa o que veio de Nápoles e indica uma pessoa que está sempre aberta a novas experiências, mas que não admite ter a sua liberdade pessoal ameaçada nem mesmo pelos mais nobres objectivos.

Natália: Latim, Natalis, dia natalício. só consegue amadurecer depois de muito lutar para chegar a um equilíbrio entre a razão e o coração. Por isso muitas vezes é vista como uma pessoa inconstante. É fiel e exige que seja tratada com reverência.

Nelson: Indica uma pessoa metódica, que cultiva hábitos simples e luta com persistência para alcançar seus objectivos. Além disso, é um excelente amigo em todas as horas. As outras pessoas sabem que podem contar com ele. Do inglês “filho de campeão”.

Nicolau: Significa o que vence junto com o povo. Indica uma pessoa dotada de grande simpatia e capacidade de comunicação, que consegue fazer-se entender até mesmo com um olhar ou uma mudança no tom da voz.

Noélia: Feminino de Noel, que vem do francês e quer dizer natal. Sempre cumpre com os seus compromissos laborais. Valoriza o dinheiro porque confere autonomia e poder de decisão. A sua timidez impede que manifeste os seus sentimentos.

Noémia: Hebraico, significa flor de beleza. Nome sob o qual reflecte um sentimento relacionado com a compreensão e a preocupação pelos mais necessitados. O lema dessas mulheres é a solidariedade para com quem sofre os danos infligidos pelos seus semelhantes. A ternura deve presidir a toda a relação amorosa entre pessoas.

Norma: Latim, quer dizer norma, regra, costume. Costuma proporcionar segurança e alegria às pessoas que a rodeiam. É amante da verdade e dos prazeres espirituais e físicos. Tem muita determinação. A actividade é a sua “paixão oculta”.

Nuno: Do latim “pai, avô, peixe”.