Significado dos Nomes com as letras F até I

LETRA – F

Fabiana: Significa fava que cresce e predispõe a pessoa a ter um sucesso cada vez maior em todos os seus empreendimentos. Honestidade e rapidez mental são as suas características mais marcantes. Do latim “fava que cresce”.

Fabrício: Significa fabricante de objetos de metal e indica uma pessoa cujo temperamento forte inspira nos outros sentimentos muito radicais. É amado e odiado com intensidade, sem meio-termo. Do latim “o operário, o fabricante”.

Faruk: Significa severo. A honestidade e o rigor consigo mesmo e com os outros são as principais características de quem tem esse nome. Mesmo que seja rico, ele trabalha muito durante toda a vida, pois acha que o ócio destrói a força de vontade. Os pais devem ensiná-lo a ser menos meticuloso e sistemático.

Fátima: É o nome da filha de Maomé . Significa desmamada (ou seja, que deixou de ser bebé, que alcançou um degrau mais alto na escala da evolução). Indica uma pessoa que sabe ouvir a intuição e não se prende a regras ultrapassadas.

Fausto: É o nome de um personagem de ficção que assinou um pacto com o Diabo. Significa feliz e indica uma pessoa amistosa, dócil e afectuosa, que está quase sempre bem-humorada e se mostra muito sociável. Costuma ter muito sucesso na vida.

Felício: Significa feliz e indica uma pessoa de personalidade agradável e generosa que exibe no dia-a-dia um espírito alegre e criativo. Faz inúmeras amizades ao longo da vida.

Felipe: Significa o que gosta de cavalos e indica uma pessoa que demonstra grande afinidade com a natureza, com os desportos em geral e também com a vida militar. Tem uma incrível capacidade de se adaptar a novas situações e vencer desafios.

Felisberto: Significa ilustríssimo e indica uma pessoa sensível e intuitiva, que se sente atraída e influenciada por assuntos místicos e científicos. A sua natureza calma, não foge da solidão, mas consegue destacar-se em qualquer grupo do qual faça parte.

Fernanda: Significa ousada e indica uma batalhadora incansável que leva até o fim tudo o que começa e quase sempre consegue resultados positivos. A criatividade e o amor à liberdade são outras das suas características mais marcantes.

Fernando: Significa ousado e indica um batalhador incansável, que age por impulso, mas leva até o fim tudo o que começa. Quase sempre consegue resultados positivos. As ideias inspiradas e o amor à liberdade são outras das suas características mais marcantes.

Filipe: “Aquele que gosta de cavalos”.

Flávio: Significa da cor do ouro e indica uma pessoa criativa e inteligente, que envolve todos com a sua conversa agradável. A sua boa memória e o seu carinho natural ajudam muito no relacionamento social.

Flora: Nome da deusa da primavera. Indica uma pessoa que ama a natureza e que, ao longo da vida, desenvolve um apurado sentido estético.

Florêncio: Significa florescente e indica uma pessoa racional e objectiva em tudo o que faz. Em vez de sonhar, prefere manter-se ligado à realidade para não perder nenhuma oportunidade de conquistar a felicidade.

Florentino: Significa florido e indica uma pessoa que se sente realizada quando não precisa de assumir grandes responsabilidades. Tem forte tendência artística e intelectual e gosta muito de crianças.

Floriano: Significa flor e indica uma pessoa muito carinhosa, especialmente com crianças e velhos. Quem recorre a ele encontra bons conselhos e até, se for o caso, favores materiais, como um empréstimo de dinheiro. Em geral, consegue formar um lar bem harmonioso.

Fortunato: Significa próspero, afortunado e indica uma pessoa que gosta de viver com conforto e até com certo luxo. Em geral consegue, pois é esforçado no trabalho e cuida muito bem das suas finanças.

Francisco: Significa relativo aos franceses e indica uma pessoa de carácter firme e audaz, mas que encontra problemas no relacionamento social porque quer que a sua opinião sempre prevaleça.

Francisco: Do latim “francês”.

Franco: Significa francês ou atrevido. Apesar da sua aparência de pessoa orgulhosa é alguém com quem se pode contar nas horas mais difíceis, quando se mostra sempre bom e prestável.

Frederico: Significa o que garante proteção e indica uma pessoa que luta com firmeza e energia para realizar os seus ideais. Não desanima diante de nada e procura sempre animar os seus companheiros a terem a mesma atitude positiva em relação aos obstáculos.

LETRA – G

Gabriel: Do hebraico “força de Deus”.

Galileu: Significa o que veio da Galileia e indica uma pessoa que se destaca pela honestidade, pelo dinamismo e por um sentido prático fora do comum. Como o trabalho ocupa uma boa parte do seu tempo, tende a ser solitário, encontrando prazer na companhia dos livros e da boa música.

Gaspar: Nome de um dos reis magos. Significa inspetor e indica uma pessoa que por ser sensata e ponderada encara o dia-a-dia com grande sentido de responsabilidade. Outra das suas características mais marcantes é o ciúme que precisa de dominar se quiser ser feliz no amor.

Gastão: Significa hóspede e indica uma pessoa com forte sentido do detalhe nada escapando à sua observação. Além disso, possui um sentido de organização bem apurado. Às vezes fala muito, mas isso não chega a constituir um problema pois todos gostam da sua conversa.

Gaudêncio: Significa o que tem alegria interior e indica uma pessoa que convive de modo agradável e gentil com as outras pessoas. Consegue animar qualquer ambiente e sente-se feliz ao verificar que alegrou os outros. Faz muito sucesso em carreiras que exijam contacto pessoal e envolvam viagens.

Gedeão: Significa o que destrói e indica uma pessoa com uma irritante tendência a encontrar defeitos em tudo o que os outros fazem. Mas na verdade isso deve-se à sua alta capacidade de análise e crítica, que, quando é bem dirigida rende sucessos formidáveis.

Generoso: Significa generoso e indica uma pessoa que sabe entregar-se mas que não se permite a grandes prazeres.

Genésio: Significa protetor da família e indica uma pessoa que faz da humildade o seu modo de ser. Gosta de ler e meditar, está sempre pronto a dar proteção e conselhos aos amigos e parentes.

Geraldo: Significa o que domina com a lança e indica uma pessoa capaz de enfrentar qualquer desafio. Raramente desiste de lutar por um objectivo: vai em frente mesmo quando tem poucas possibilidades de sucesso. Do alemão “nobre através da lança”.

Germano: Significa irmão e indica uma pessoa fraternal, aprecia as atividades sociais e as funções nas quais possa estimular as outras pessoas. O seu dinamismo ajuda a obter vitórias significativas.

Gervásio: Significa lança pontiaguda e indica uma pessoa com uma grande percepção dos problemas sociais e vontade de resolvê-los. No entanto, nunca deixa que essa preocupação o afaste da sua evolução social e espiritual.

Gilberto: Significa famoso arqueiro e é a marca registrada de quem está sempre de bem com a vida. Encara os desafios com disposição como se cada obstáculo fosse uma batalha já vencida. Do alemão “famoso com a flecha”.

Glória: É um nome associado à Virgem Maria. Indica uma pessoa que sente irresistível desejo de se aventurar pelo mundo e conhecer lugares e povos exóticos. Em geral, realiza esse e muitos outros sonhos pois é inteligente e esforçada.

Godofredo: Significa protegido por Deus e indica uma pessoa espiritualizada e de intuição muito forte. Nunca se fecha em si mesmo, está sempre à procura de novos desafios.

Golias: Significa guerreiro poderoso e indica uma pessoa que mostra acentuada tendência para as atividades físicas. Costuma confiar muito na sua própria força e descuidar os detalhes que depois se revelam muito importantes.

Gonçalo: Significa aquele que se preserva no combate e indica uma pessoa que não foge à luta quando se trata de alcançar seus objectivos, não se deixando seduzir por causas que não sejam suas.

Graça: É um nome associado às deusas mitológicas que tinham o dom de agradar. Significa também beleza e elegância. Indica uma pessoa que procura viver em harmonia com todo mundo. Mas a sua delicadeza não deve ser confundida com fragilidade, trata-se de uma mulher muito forte.

Gregório: Significa cuidadoso, vigilante e indica uma pessoa prudente que evita ao máximo os conflitos e não emite uma opinião sem antes refletir sobre o assunto. Graças a essa atitude cautelosa, conquista o respeito de todos.

Guido: Significa criança da floresta e indica uma pessoa que ajudada pela intuição investe o seu tempo e a sua energia em atividades que lhe dão um excelente retorno. No amor custa a amadurecer e procura alguém que lhe dê tudo sem pedir nada em troca. Tem medo de abrir a mão da sua liberdade.

Guilherme: Indica um homem que se orgulha da sua força (física, mental ou moral) e vale-se dela para auxiliar as pessoas de quem gosta. Do alemão “protetor, defensor”.

Guilhermina: Significa protetora voluntária e indica uma pessoa que se orgulha da sua sabedoria valendo-se dela para dar conselhos sempre muito úteis. Só não é sábia quando se trata de comprar roupas: para andar na moda, não se importa de gastar mais do que ganha.

Gustavo: Significa bastão de combate ou ceptro do rei e indica uma pessoa impetuosa e tão segura de si que às vezes pode parecer arrogante. Tem oportunidades de alcançar muito sucesso na carreira política ou militar. Do sueco “bastão de combate”.

LETRA – H

Hamílcar: Significa a graça de Hércules. O grande poder de comunicação de quem tem esse nome garante a realização de praticamente todos os seus objectivos. Deve fincar os pés na realidade para evitar que pensamentos inúteis tomem conta da sua mente.

Haníbal: Significa dádiva do deus Baal e indica uma pessoa passiva e receptiva que normalmente se mostra calma, gentil, diplomática e bondosa. Apesar de não ser ambicioso consegue tudo o que deseja usando a sua enorme capacidade de convencer e mesmo de seduzir.

Heitor: Significa conservador guardador e indica uma pessoa que apesar de ter um carácter avesso a mudanças e novidades apresenta uma notável propensão para levar uma vida de aventuras.

Hélder: Significa luminoso, límpido e indica um homem muito sóbrio que conquista as pessoas com as quais se envolve. Elas nunca se cansam de louvar a sua coragem a sua perspicácia e a força do seu carácter.

Helena: Significa tocha, luz. Indica uma pessoa que parece estar olhando para dentro de si na procura da sua verdadeira personalidade. Sabe tirar proveito dessa tendência que lhe permite analisar bem todas as questões antes de tomar uma decisão irreversível.

Hélio: Significa Sol e indica uma pessoa cheia de iniciativa que tem um forte sentido de responsabilidade e desenvolve uma profunda ligação com a família. Destaca-se nas actividades ligadas às artes e à filosofia.

Henrique: Significa senhor da pátria e indica uma pessoa boa e prestável apesar do seu ar um pouco arrogante. Os amigos sabem que podem contar com a sua colaboração a qualquer momento.

Hércules: Nome do herói mitológico mais conhecido como Hércules. Indica uma pessoa que aceita para si tarefas das quais os outros tendem a fugir, acredita sem reservas na sua força física ou mental.

Herculano: Significa relativo a Hércules e indica uma pessoa que encontra nos livros uma fonte para enriquecer a sua visão do mundo. Associa a essa característica muita disciplina e sentido prático o que lhe abre as portas do sucesso.

Hermes: Significa mensageiro e também o que engana com palavras e indica uma pessoa individualista e carismática que gosta de iniciar projectos e de comandar os outros. Adora receber aplausos por tudo aquilo que faz mas quase nunca elogia os outros.

Hilário: Significa alegre e indica uma pessoa que está sempre de bom humor porque faz questão de esquecer as coisas ruins do passado. Quando sente que é preciso procura reformular seu modo de ver o mundo para que nada atrapalhe a sua evolução espiritual.

Hipólito: Significa o que solta os cavalos e indica uma pessoa que se adapta com facilidade às mudanças no trabalho e na vida amorosa. É ambicioso e quer ser o primeiro em tudo. Se não corrigir essa tendência corre o risco de se tomar um vencedor solitário.

Homero: Nome de um grande poeta grego. Significa refém e indica uma pessoa prática e decidida a quem todos procuram quando precisam de orientação. Tem uma grande capacidade de fantasiar mas não mistura os sonhos com a realidade. É equilibrado, seguro e sabe lidar bem com conflitos.

Honório: Significa o que merece honras e indica uma pessoa que é sempre a primeira a tomar a iniciativa mais apropriada. Gosta muito de trabalhar com pesquisa ou ensino. Tem consciência do seu valor e exige que os outros também o reconheçam.

Horácio: Significa protegido pelas deusas Horas. O seu jeito metódico e discreto esconde uma personalidade inteligente e versátil. Para viver bem só precisa de aprender a libertar as suas emoções.

Hortênsia: Significa a que cultiva o jardim. Indica uma pessoa que dá a todos os seus actos um toque de originalidade. Quando desenvolve também o espírito prático para direccionar melhor as suas ideias, consegue o sucesso com muita facilidade.

Hugo: Do alemão “pensamento, espírito, razão”.

Humberto: Significa o brilho do gigante e indica uma pessoa preocupada com as dores alheias. Faz tudo para ajudar os outros, material e espiritualmente. Ao longo da vida desenvolve uma grande força física e/ou moral.

LETRA – I

Igor: Variação de Jorge. Do russo “filho famoso, defensor”.

Imaculada: Italiano, sem mácula, pura. Santa da Igreja Católica. Indica perseverança e persistência na hora de seguir em frente pelos caminhos traçados ou escolhidos de antemão;.Nalgumas ocasiões estes caminhos podem apresentar-se confusos e cheios de obstáculos.

Inácio: Significa ardente e indica uma pessoa vivaz e inteligente que em geral amadurece com as dificuldades. Ultrapassa com bom humor e perseverança os obstáculos e acaba obtendo grandes êxitos.

Inês: Variação de Agnes, a casta, a pura, de origem grega. Naturalmente calma e ponderada, os seus modos indicam uma certa timidez. Quando gosta de uma pessoa torna-se amiga fiel para toda a vida.

Irene: Grego, significa paz. Nome de mulheres que embora se encontrem com problemas difíceis de solucionar nunca se deprimem nem desanimam, muito pelo contrário, sabem enfrentar a vida com optimismo: agigantam-se nas dificuldades.

Íris: Grego, mensageira dos deuses, velocidade e rapidez. Indica satisfação por bem fazer. Em sentido genérico, identifica-se com a atitude ética perante a vida, com as convicções gradualmente adquiridas e com a reflexão sobre os bons costumes. Do grego “anunciar”.

Isabel: Teutônico ou hebraico. Izabel, a casta. Do francês Isabelle e do espanhol Isabel. Derivado de Elisabete.

Ivo: Significa arqueiro e indica uma pessoa capaz de cumprir correctamente as suas tarefas. É um pouco distraída. Mas isso não chega a prejudicar o seu desejo de fazer tudo com perfeição.

Ivone: Feminino diminutivo de Ivo, que vem do anglo-saxão e significa pessoa atenta. Nome que indica liberdade e esperança. É próprio de pessoas com grande integridade e que se regem pelos seus próprios critérios que defendem com muita firmeza sempre que consideram necessário.