Retenção de líquidos, o que fazer?

Como resolver a retençao de líquidos

Basta notar nos sintomas: a barriga fica estufada, o rosto mais cheio, seios aumentados e os pés,pobres pés, inchados. Todos esses são sintomas da retenção de líquido, que é o acúmulo excessivo e anormal de água entre as células do organismo, que posteriormente é eliminada pela urina. Por meio desse acúmulo, uma pessoa pode adquirir aproximadamente 2 kg durante um só dia. Existem casos em que a retenção de líquidos ocorre em períodos nos quais há alterações metabólicas como na TPM, na menstruação e na gravidez e casos em que ela ocorre por fatores internos que necessitam de auxílio médico, medicação e dieta para que haja sua eliminação.
Receba as dicas especiais para evitar a retenção de líquidos e assim, melhorar a sua saúde.
Barriga chapada!

Retenção de líquidos, como se ajudar!

Barriga estufada, rosto cheiinho, seios aumentados, pés inchados. Todos esses são sintomas da retenção de líquido, que é o acúmulo excessivo e anormal de água entre as células do organismo, que posteriormente é eliminada pela urina. Por meio desse acúmulo, uma pessoa pode adquirir aproximadamente 2 kg durante um só dia. Existem casos em que a retenção de líquidos ocorre em períodos nos quais há alterações metabólicas como na TPM, na menstruação e na gravidez e casos em que ela ocorre por fatores internos que necessitam de auxílio médico, medicação e dieta para que haja sua eliminação.

A retenção de líquidos também pode ser um sintoma de problemas como insuficiência vascular, hipotireoidismo, hipertensão arterial, mau funcionamento dos rins, fígado e coração, processos inflamatórios, deficiência na circulação sanguínea, grande concentração de sódio no organismo e alterações hormonais e emocionais.

Para detectar a retenção de líquidos, basta observar as mãos, os pés, a barriga, as pernas e as proximidades do tornozelo. Se essas regiões persistirem inchadas por muito tempo é necessário buscar ajuda médica, principalmente se tais inchaços ocorrerem fora do período de gravidez e menstruação. Por questões hormonais, a mulher é mais propensa a reter líquidos do que o homem.

Para evitar a retenção de líquido, há uma série de coisas que podem ser feitas. Prestar atenção na alimentação é fundamental. Se você come poucas hortaliças e frutas, acrescente esses alimentos no seu cardápio. Eles facilitam e prolongam a digestão, melhorando a absorção de minerais que evitam a retenção. Além disso, corte ou diminua a ingestão de líquidos durante as refeições.

Para amenizar a retenção de líquidos é necessário praticar exercícios físicos, alimentar-se de alimentos naturais, utilizar pouca quantidade de sal, aumentar a ingestão de líquidos, diminuir a utilização de sapatos altos e apertados e, ainda, se permitido pelo médico, aderir a massagens e drenagem linfática.

Como evitar o inchaço

· Beba muita água: tomar água estimula os rins, melhora a circulação e elimina as toxinas.

· Hidrate seu corpo: cosméticos relaxantes ativam a circulação. Use os que têm cânfora e mentol.

· Faça exercícios: praticar esportes faz bem à circulação do sangue e ajuda a controlar o peso.

· Diminua o sal nas refeições: primeiro, tire o saleiro de cima da mesa – ele é um convite ao excesso. Depois, reduza a quantidade de sal usada no preparo das receitas.

· Use meias elásticas: elas facilitam a drenagem.

. Tome chás diuréticos, como os de hortelã e cavalinha.

. Evite alimentos que fermentam e provocam gases, como repolho, couve, couve-flor e batata-doce

. Cuidado com as carnes com muito sal, como bacalhau, carne-seca e embutidos.