Pedilúvio, ou Banho dos pés, é o famoso escalda-pés que nossas avós conheciam e aplicavam tão bem e que hoje em dia recebe tratamento “chique” em spas pelo mundo.
Com essa vida moderna e sedentária, a falta de atividade física prejudica a boa circulação sanguínea nos membros inferiores e como conseqüência, o sangue tende a congestionar-se na porção superior do tronco.

Vantagens para a saúde
A aplicação do escalda-pés equilibra a circulação, aliviando os estados congestivos da cabeça (cefaléia), das vias respiratórias, pulmões, derivando o sangue para os membros inferiores.
Para as grávidas então, é um “santo” alívio para os pés que incham muito.

Com tamanha responsabilidade, os nossos pés merecem cuidados especiais para mantermos a saúde, o bem-estar e uma boa aparência é claro. Quase sempre nos esquecemos dos pés na hora dos cuidados de beleza e higiene, no máximo, um talco para sapatos para evitar o chulé e olhe lá.
As mulheres, mais cuidadosas que os homens, ainda pintam e cuidam das unhas, lixam o calcanhar…
Fora isso, os pés quase sempre só recebem mesmo é trabalho rsss.

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
Segundo a medicina tradicional chinesa baseada na polaridade yin e yang, o escalda-pés auxilia a distribuir essa energia yang (na cabeça) para a extremidade fria os pés (energia yin). Esse equilíbrio energético funciona muito bem quando se está irritado, cansado ou literalmente de cabeça quente!

Antigamente, principal objetivo do escalda-pés era aquecer os pés e tirar a friagem após uma caminhada pela neve, exposição na chuva, nas gripes e dores articulares. Hoje sabemos que podemos fazer muitos tratamentos no corpo todo a partir dos pés.

Bacia de Pedicure pode ser usada para escalda-pés

Bacia para Pedicure, ótima para escalda-pés

Para preparar o seu escalda-pés você ter uma bacia, balde ou tina de plástico, alumínio ou barro. Podemos ainda, usar um ôfuro de madeira especialmente para pés.

Hoje em dia é fácil encontrar aquelas bacias para Pedicure (veja a foto), baratas e muito práticas para o escalda-pés.

Com o objeto escolhido, vamos as receitas de saúde e relaxamento.

Pergunta:
Posso usar aqueles chás de saquinho(sachets)?
Pode sim, nesse caso, é só colocar cerca de cinco saquinhos numa bacia com água quente e mergulhar os pés. Potencialize a ação relaxante colocando depois as pernas para cima por 20
minutos.

 

Escalda pés básico que ativa a circulação.

Só para chegar em casa e relaxar, use a receita básica que ativa a circulação e melhora o
cansaço.
Basta um punhado (2 colheres de sopa de sal grosso na água que deve estar em torno de 37ºC (no
máximo).

Pernas inchadas?
Sal grosso e alecrim, pode ser com a erva fresca oo seca ou ainda o óleo essencial de alecrim.

Estressado(a), nervoso(a)?
ÓLeo de Lavanda com camomila (Faça um chá de camomila com 1 xícára de água e 1 colher de sopa de
flores de camomila) e depois de quente despeje na água do escalda-pés.

Gripes e resfriados?
Menta e eucalipto combatem a sensação de peso nas pernas e ajudam no caso de gripes e
resfriados.

Beleza dos pés?
Sais de banho e elementos de fricção como bolinhas de gude, pedras de rio ou até mesmo grãos de feijão cru, que podem ficar no fundo da bacia para você ir “pisando” levemente.
Pétalas de rosa que perfumam e amaciama pele.

Tratamento de SPA
Você vai precisar de:

– 1 colher de sal grosso
– 5 saches de chá de camomila
– 3 rodelas de limão
– 10 gotas de extrato de própolis
– 1 jarra com água bem quente para ficar mais tempo.
– 1 jarra com água fria.(para dosar a temperatura)
– 1 escova de banho com cerdas macias e firmes.
– 1 toalha bem fofa.
– Creme hidratante para os pés.
– Um par de meias de algodão.
Como fazer:
Deixe o ambiente bem relaxado, se puder e gostar coloque uma música suave para relaxar ainda
mais. Diminua as luzes para facilitar a terapia. Deixe tudo o que for usar a mão, a chaleira com
a água quente e a jarra com a água fria.

Comece fazendo uma escovação a seco das pernas a partir dos joelhos até os dedos dos pés. Bom
para eliminar as células mortas e as toxinas. Um bom começo para ativar a circulação.

Verifique a temperatura e coloque todos os ingredientes. Mergulhe os pés com cuidado e relaxe de
15 a 20 minutos. Quando necessário adicione mais água quente.
Termine jogando a água fria a partir dos joelhos. Seque bem os pés, dedos e unhas.
Massageie os pés com um creme hidratante com muito carinho e atenção.
Vista as meias e deite-se relaxadamente, de preferência com uma almofada sobre os pés para elevá-los e melhorar a circulação (por pelo menos 10 minutos).