Dieta do Tipo Sanguíneo

Date

Você conhece a dieta do tipo sanguíneo? Será que ela funciona?

Dieta dos tipos sanguiíneos

A dieta do tipo sangüíneo foi desenvolvida pelo médico naturopata Dr. Peter J. D’Adamo e publicada em seu
livro “Eat Right For Your Type” (Se Alimente Corretamente de Acordo com seu Tipo de Sangue), publicado em 1996 nos Estados Unidos. Muitos especialistas discordam da teoria proposta pelo Dr. D’Adamo, alegando falta de comprovação científica em grande parte de suas afirmações, porém, isso não irá ser tratado aqui.
Basicamente, a dieta do grupo sanguíneo segue a premissa de que:

Cada grupo sanguíneos (A, B, AB e O) devem seguir dietas específicas
Para cada grupo sanguíneo, os alimentos podem ser classificados como:

benéficos: alimentos que previnem e tratam doenças
neutro: alimentos que não previnem doenças porém também não prejudicam à pessoa
nocivos: alimentos que podem agravar ou causar danos à pessoa.

Mas o que cada grupo sanguíneo pode comer?

Verduras, legumes e frutas. A variedade de cores e sabores nas feiras é saúde ao alcance da boca. Mas será que é mesmo assim? Você já pensou que pode não ter o poder de escolher os alimentos mais saudáveis para o seu corpo?
É o que afirma uma nova teoria alimentar. Segundo essa dieta, o que é bom para cada um de nós já foi escolhido
há milhares de anos e está na memória genética do nosso sangue.

“A dieta do tipo sanguíneo classifica os alimentos de três formas: alimentos altamente benéficos, alimentos neutros e alimentos nocivos. Os alimentos altamente benéficos reagem como remédio no organismo. Os neutros têm apenas valor nutricional. E os nocivos são os venenos”, esclarece a naturopata Eva Hermann, que trabalha com a dieta há oito anos.

O método alimentar vem sendo desenvolvido há quase meio século por dois médicos americanos. Para eles, o sangue é a chave dos sistemas digestivo e imunológico. Quando não nos alimentamos de acordo com o nosso tipo sanguíneo, estamos abrindo portas para as doenças, entra elas, a obesidade.

“Um exemplo é a carne vermelha, um remédio para o sangue Tipo O – dá energia e ajuda a manter o peso. Para o sangue Tipo A, a carne é um veneno”, diz Eva.

“Eu tive que dizer adeus à carne vermelha”, conta o gastrônomo Paulo Brueckheimer, um dos 4 mil pacientes orientados pela naturopata. Há seis anos, ele estava bem acima do peso e com um problemão.
“Quanto menos eu comia, mais eu engordava”, lembra.

Carne, banana, laranja, berinjela. Paulo comia todos os inimigos do grupo A. E mesmo não acreditando muito na
tese, decidiu experimentar. Adotou um cardápio rico em vegetais amigos do sangue A – soja, hortaliças, feijão preto, lentilha – e peixes como a sardinha. Perdeu 14 quilos e nunca mais voltou a engordar.
“Hoje a soja é meu prato principal. De vez em quando, eu como um peixinho ou frango e nada mais”, conta.

“Quem tem o meu tipo de sangue é premiado”, comemora a comerciante Adelaide Heideke. A cesta ideal do
grupo O libera carne, azeite de oliva, brócolis, abóbora, batata-doce e feijão fradinho. Em compensação, adeus ao pãozinho. Os alimentos à base de trigo são grandes inimigos do sangue Tipo O. “Eu sentia muita dor nas pernas, qualquer coisa me cansava”, diz dona Adelaide.

“Peguei essa foto e até me assustei”, mostra a estudante Raquel Heideke, filha de dona Adelaide. A foto é de nove meses atrás. Os quilos a mais pesavam na saúde de dona Adelaide. Dois meses de regime, 16 quilos a menos e vaidade recuperada. Dona Adelaide anda mais “serelepe” do que nunca.

“Com certeza. Ela até pega minhas roupas”, diz Raquel. “O humor dela mudou bastante. Está mais alegre, com mais vontade de viver, mais entusiasmo”, acrescenta o eletricista Rui Heideke, filho de dona Adelaide.

“Agora todos estão me elogiando. Isso já é uma grande coisa”, comemora dona Adelaide.

Na casa de dona Madalena Weidgenant, a reeducação alimentar dobrou o trabalho na cozinha. Ela tem sangue AB e segue a dieta.

Mas a turma de casa continua comendo só o que gosta. “Para mim é permitido feijão carioca, arroz integral ou branco. Mas como eles não gostam do feijão carioca, eu cozinho feijão preto e arroz branco. Pastelão de frango é uma miragem para mim”, brinca dona Madalena.
Os maiores inimigos do grupo AB são a carne vermelha, o leite, o milho e a banana. “Perdi 12,8 quilos. Mas não foi
só o peso, foi tudo”, avalia dona Madalena.

A funcionária pública Adriana Giovaneza começou há pouco tempo. O sangue dela, do Tipo B, é o que permite o cardápio mais amplo e tolera os laticínios. Um problema a menos para quem se alimenta fora de casa, como ela. “Pepino, palmito, brócolis, arroz integral, que é maravilhoso, carne vermelha”, orienta a naturopata.

Quem é do grupo B não deve consumir carne de frango, trigo, feijão preto e tomate. Adriana acha que não vai ser tão difícil, desde que passe longe das sobremesas. Mas não basta apenas consumir os alimentos certos. Como em toda reeducação alimentar, essa também pede exercícios físicos. Mas, também, de um jeito diferente do conhecido. Por exemplo: quem tem sangue do Tipo B deve fazer exercícios moderados, como andar de bicicleta.

Dona Adelaide, que é Tipo O, precisa fazer exercícios intensos, como correr. Já dona Madalena, Tipo AB, precisa apenas de uma caminhada leve. E seu Paulo, que é do Tipo A, não precisa muito mais do que uma boa leitura para manter a forma.

Para o Grupo A, o exercício pesado acaba promovendo um acúmulo de endorfina. Aumenta o apetite e a sensação de cansaço. Por isso, leitura e exercícios leves ajudariam a reduzir o estresse. Corpo e mente em equilíbrio seriam o segredo para viver em paz com a balança.

Pelo sim, pelo não, o ideal sempre é procurar um médico antes de começar qualquer dieta alimentar e prestar atenção se ela ensina a comer certo. Porque nenhum regime vai substituir a velha máxima: se você comer mais do que precisa, vai engordar, com certeza.

Mantenha seu corpo em forma e a sua saúde perfeita.

A dieta explica que os tipos sanguíneos tem forte influência no organismo. Eles determinam a eficiência do metabolismo, do sistema imunológico, o estado emocional e até a personalidade de cada indivíduo, promove o bem-estar, diminui o peso e fortalece a saúde a partir de uma mudança de hábitos alimentares.

Importante!

É necessário que o paciente faça uma avaliação pois o que importa não é apenas saber quais os melhores produtos, e sim promover reações no metabolismo para que os elementos neles encontrados tenham boa absorção.
Pois nós perdemos os nutrientes não somente por alimentos ruins mas sim, pela qualidade de vida, que engloba emoções, sentimentos, o dia a dia, etc.
Mas o que cada grupo sangüíneo pode comer?

Sangue Tipo O

São carnívoros com aparelho intestinal forte e necessitam comer proteínas animais diariamente, caso contrário, estão propensos a desenvolver doenças gátricas como úlceras e gastrites devido a alta produção de sucos gástricos

Alimentos Benéficos:

Carnes: bovina, carneiro, vitela, cordeiro
Peixes: bacalhau, badejo, sardinha, linguado, salmão
Laticínios: Queijo de leite de cabra, queijo de soja
Frutas: ameixa, nozes, figo, semente de abóbora
Verduras: abóbora, brócolis, espinafre, alface romana, acelga, salsa
Cereais: Evitar
Outros: azeite de oliva

Alimentos Neutros:

Carnes: frango e peru
Peixes: atum, camarão, lagosta
Laticínios: mussarela, manteiga, queijo minas
Frutas: noz pecãn, castanhas, avelã, pinha
Verduras: abobrinha, agrião, inhame
Cereais: farelo de arroz, farinha de trigo integral
Outros: óleo de canola

Alimentos Nocivos:

Carnes: carne de porco e derivados como presunto e bacon
Peixes: caviar, salmão defumado, polvo
Laticínios: creme de leite, iogurte, leite (integral ou magro), a maioria dos queijos, sorvete
Frutas: laranja, morango, coco, amora, amendoim, castanha do pará, pistache, castanha de caju, abacate
Verduras: berinjela, champignon, milho, repolho
Cereais: aveia, trigo, cuscuz e pão branco
Outros: óleo de milho, óleo de amendoim

Sangue Tipo A

São vegetarianos com aparelho intestinal sensível e têm dificuldades para digerir proteínas de origem animal, pois sua produção de suco gástrico é mais limitada.

Alimentos Benéficos:

Carnes: evitar carnes vermelhas
Peixes: bacalhau, salmão vermelho, salmão, sardinha, truta
Laticínios: queijo de soja, tofu
Frutas: abacaxi, ameixa, cereja, figo, limão, amora, damasco
Verduras: abóbora moranga, alface romana, acelga, brócolis, cenoura, acelga, alcachofra, cebola
Cereais: farinhas de centeio, arroz, soja e aveia, pão de farinha de soja
Outros: alho, molho de soja, missô, melaço de cana, gengibre, chá verde, café normal, vinho tinto

Alimentos Neutros:

Carnes: frango e peru
Peixes: atum, pescada
Laticínios: iogurte, mussarela, ricota, iogurte c/ frutas, coalhada, queijo minas
Frutas: melão, passas, pêra, maçã, morango, uva, pêssego, goiaba, kiwi
Verduras: agrião, chicória, milho, beterraba
Cereais: fubá de milho, flocos de milho, cevada
Outros: açúcar branco, chocolate, alecrim, mostarda (seca), noz-moscada, manjericão, açúcar mascavo, manjericão, orégano, canela, hortelã, salsa, salvia

Alimentos Nocivos:

Carnes: bovina, carneiro, cordeiro, pato, porco e derivados, vitela
Peixes: mexilhões, lagostim, salmão defumado, caviar, ostra, lagosta, camarão, caranguejo.
Laticínios: creme de leite, sorvete, leite magro e integral, manteiga, requeijão
Frutas: caqui, carambola, caco
Verduras: repolho, tomate, inhame, batata, berinjela, batata doce
Cereais: Creme e germe de trigo, farinha de trigo integral, pão preto, pão integral, farinha branca, granola
Outros: alcaparras, gelatina pura, pimenta em grão, vinagre, cerveja, licor, chá preto, refrigerante

Sangue Tipo B

Podem tolerar dieta mais variado e o único tipo de sangue que tolera bem laticínios em geral.

Alimentos Benéficos:

Carnes: carneiro, cordeiro, coelho, veado
Peixes: bacalhau, salmão, linguado, badejo, caviar, sardinha
Laticínios: iogurte, mussarela, coalhada, leite, queijo, ovos, ricota
Frutas: abacaxi, bananas, mamão, uvas, ameixa fresca
Verduras: batata doce, cenoura, berinjela, inhame, beterraba, brócolis, couve, repolho
Cereais: arroz integral, aveia integral
Outros: gengibre, salsa, açafrão, hortelã, pimenta, ginseng, gengibre, sálvia

Alimentos Neutros:

Carnes: carne bovina, peru, vitela
Peixes: arenque, truta, atum, lula
Laticínios: leite soja, queijo parmesão, queijo soja, manteiga, requeijão, leite integral
Frutas: morango, laranja, kiwi, passas, pêra
Verduras: abóbora, agrião, alface, acelga, aipo, cogumelos, espinafre
Cereais: granola
Outros: café, vinho branco, cerveja, chá preto, chá de amora, hortelã, camomila

Alimentos Nocivos:

Carnes: frango, pato, porco, presunto
Peixes: lagosta, camarão, anchova, caranguejo, polvo, ostra, polvo, mexilhão
Laticínios: queijo fundido e roquefort, sorvete com leite
Frutas: caqui, carambola, coco
Verduras: alcachofra, azeitonas, tomate, broto de feijão, milho verde
Cereais: farinha de trigo, milho, centeio
Outros: canela, maisena, pimenta branca e do reino, gelatina pura, refrigerantes, bebidas destiladas

Sangue Tipo AB

Necessitam de uma dieta equilibrada contendo um pouco de tudo.

Alimentos Benéficos:

Carnes: carneiro, coelho, cordeiro e peru
Peixes: atum, bacalhau, cavala, sardinha, garoupa, truta
Laticínios: coalhada, iogurte, mussarela, ricota, queijo cottage
Frutas: abacaxi, ameixa, cereja, figo, limão, kiwi, uva, framboesa
Verduras: aipo, alho, beterraba, berinjela, brócolis, couve-flor, pepino
Cereais: arroz, farinha de centeio, de trigo, aveia
Outros: curry, alho, missô, gengibre, camomila

Alimentos Neutros:

Carnes: faisão, fígado
Peixes: arenque, linguado, carpa
Laticínios: leite e queijo de soja, leite desnatado, requeijão
Frutas: ameixa seca, pêra, passas, mamão, maçã, pêssego
Verduras: broto de bambu, cebolinha, escarola, agrião, vagem
Cereais: cevada, germe de trigo, granola
Outros: açafrão, mel, açúcar, melaço, chocolate, vinho

Alimentos Nocivos:

Carnes: bovina, frango, porco, presunto e vitela
Peixes: anchova, camarão, caranguejo, lagosta, linguado, ostra, mexilhão, siri
Laticínios: leite integral, creme de leite, queijo parmesão, brie, provolone, roquefort, manteiga
Frutas: banana, caqui, goiaba, laranja, manga
Verduras: alcachofra, milho verde, nabo, pimentão, rabanete
Cereais: farinha de cevada, de milho, trigo sarraceno, cereais matinais, amido de milho
Outros: alcaparras, tapioca, vinagre, mel de milho, anis, maisena, malte de cevada, pimenta do reino e vermelha.

FONTE:REGINA CARNEIRO.

 

Mais
artigos