A história dos três reis magos

Date

Conheça a origem dos 3 reis magos

 

A história dos reis magos é encontrada na Bíblia, exclusivamente no Evangelho de Mateus, sendo mencionada no capítulo 2. A bíblia não fornece muitos detalhes sobre eles, nem sequer seus nomes são mencionados. A única informação é que vieram do Oriente.

A história dos reis magos surge a partir do nascimento de Jesus, que aconteceu em Belém, e uma estrela no céu, conhecida até hoje como estrela de Belém, que chamou a atenção de três magos que foram guiados até o local onde encontrava-se o menino Jesus.

Os magos ao chegaram em Israel foram encontrar-se com Herodes, o governador da região, perguntando-lhe onde estava o rei dos judeus. Herodes passou a orientação para que os magos continuassem sua busca e, para guiá-los na tarefa, contou-lhes o que as profecias hebraicas diziam a respeito de Jesus e ainda pediu para os magos o avisarem assim que encontrassem Jesus. Apesar de mentir que também queria adorar o Filho de Deus, ele simplesmente por temer pela perda de seu posto, desejava matar o recém-nascido.

Os magos continuaram seguindo a estrela e foram guiados até uma manjedoura em Belém. Lá, eles encontraram Jesus e imediatamente prestaram homenagem e em entregar-lhes os três presentes: ouro, mirra e incenso.
À partir daí foram informados através de sonho, que não deveriam contar nada a Herodes, afim de proteger a criança.

Por que chamamos os magos de reis?
A Bíblia não chama os magos de reis em nenhum momento. Os termos usados são magos, sábios, homens que estudavam estrelas e termos semelhantes. Isso nos permite sugerir que o termo magos poderia ser uma referência a homens estudiosos e, além disso, pode ser sugerido que os magos eram astrônomos ou astrólogos.

É muito comum, porém, na tradição cristã, chamar os magos de reis. Os historiadores não sabem explicar como isso aconteceu e nem o momento específico, mas acredita-se que a utilização de reis para referir-se aos magos aconteceu em algum momento entre o final da Idade Antiga e a Idade Média.

E os nomes dos magos? De onde vieram?
Os magos são conhecidos pelos nomes de Gaspar, Baltasar e Belchior.

Os restos mortais dos reis magos estão localizados na Catedral de Colônia, na Alemanha. Esses restos mortais são tratados dentro do catolicismo como relíquias sagradas e, portanto, recebem um cuidado especial. Estudos realizados no século XXI sugerem que as ossadas presentes no relicário são referentes a três homens, um jovem, um de meia-idade e um idoso.

Os restos mortais dos reis magos foram encontradas por Santa Helena, mãe do imperador romano Constantino. Após encontrar os restos dos reis magos, ela os levou para Constantinopla, onde os restos permaneceram até o século VI. Depois os restos dos magos foram levados para Milão e, desde 1164, estão em Colônia, tendo sido levados para a cidade alemã pelo imperador Frederico Barba Roxa.

Poderosa oração aos 3 reis magos

Ó bondosos Santos Reis, ajudai-nos, amparai-nos, protegei-nos e iluminai-nos! Derramai vossas bênçãos sobre nossas humildes famílias, colocando-nos debaixo de vossa proteção, da Virgem Maria, a Senhora da Glória, e São José. Nosso Senhor Jesus Cristo, o Menino do Presépio, seja sempre adorado e seguido por todos.
Amém!

 

Mais
artigos