Xaropes de ervas

O frio está chegando em toda a parte e com ele, gripes, resfriados, dores de garganta…
Se você for ficar tomando remédios e mais remédios para todas os sintomas de gripe que aparecem nest aépoca, vai ter que montar uma farmacinha e gastar umaboa grana.
Conheça receitas dos tempos da vovó que ajudam muito nesses momentos. Tem para gripe, bronquite, azia, cólicas, e muito mais.
Fáceis de fazer, gostosos de tomar muitos aliviam muito rapidamente os sintomas ingratos.



Além de aliviar o mal-estar, os xaropes caseiros custam baratinho e não agridem o organismo. Aprenda a prepará-los!

Bronquite

Ingredientes
– 1 xíc. (chá) de mel
– 1 abacaxi cortado em rodelas
– 3 beterrabas descascadas e picadas
– 1 coração de bananeira
– 4 col. (sopa) de açúcar mascavo

Modo de preparo
Coloque o mel em uma vasilha e encaixe uma peneira. Disponha o abacaxi, a beterraba e o coração de bananeira em camadas na peneira e despeje o açúcar. Deixe escorrer por 12 horas. Junte o melado que se formou e ferva em fogo médio, durante 20 minutos. Tome uma colher de sopa a cada oito horas.

Dor de garganta

Ingredientes
– 3 col. (sopa) de flor de laranjeira
– 3 dentes de alho
– 1 limão com casca cortado em quatro partes
– 1 xíc. (chá) de mel de eucalipto

Modo de preparo
Coloque os dentes de alho, o limão cortado e as flores de laranjeira em uma vasilha e macere. Despeje o mel, tampe e deixe descansar. Após 12 horas, esprema bem e coe. Tome duas colheres de sopa ao dia.

Prisão de ventre

Ingredientes
– 5 ameixas secas
– ½ xíc. (chá) de água
– 3 col. (chá) de mel

Modo de preparo
Deixe as ameixas de molho na água, durante três horas. Em seguida, retire os caroços e amasse-as com um garfo. Devolva as ameixas à água, acrescente o mel e misture bem. Tome três colheres de sopa ao dia.

Cólica

Acabe com a cólica de maneira natural

Ingredientes
– 1 xíc. (chá) de água
– 1 col. (sopa) de alecrim fresco
– 1 col. (sopa) de folhas e flores secas de camomila
– ½ xíc. (chá) de mel

Modo de preparo
Ferva a água, o alecrim e as folhas e flores secas de camomila, por 10 minutos. Espere amornar, coe e junte o mel. Esquente novamente, mexendo sempre. Tome duas colheres de sopa ao dia



Má digestão

Ingredientes
– 1 col. (sopa) de manjerona fresca
– ½ xíc. (chá) de mel

Modo de preparo
Macere as folhas de manjerona e despeje o mel. Deixe a mistura descansar por seis horas. Coe e tome uma colher de sopa após o almoço e outra logo depois do jantar.

Gripe

Ingredientes
– ½ maçã sem casca e sem sementes
– ½ cenoura picada
– Suco de 2 limões
– ½ copo (100 ml) de água
– 3 col. (sopa) de mel

Modo de preparo
Bata no liquidificador com água a maçã, a cenoura, o suco de limão e o mel. Tome de três a quatro colheres de sopa por dia.

Inchaço

Ingredientes
– 1 cenoura ralada
– ½ xíc. (chá) de água
– ½ xíc. (chá) de mel

Modo de preparo
Bata a cenoura e a água no liquidificador. Acrescente o mel. Tome três colheres de sopa, três vezes ao dia.

Nervosismo

Ingredientes
– Polpa de 1 maracujá
– ½ copo (100 ml) de água
– ½ xíc. (chá) de mel

Modo de preparo
Bata a polpa de maracujá e a água no liquidificador. Coe e leve a mistura ao fogo, em banho-maria. Acrescente o mel aos poucos. Deixe ferver durante cinco minutos. Tome três colheres de sopa ao dia.

Recomendações
Armazene o xarope adequadamente
Coloque-o em um vidro, deixe em temperatura ambiente até esfriar, tampe e guarde na geladeira ou em local arejado – quando bem acondicionado, ele dura até seis meses.

Dê meia dose para as crianças
Por serem menores, os pequenos devem consumir apenas metade da quantidade indicada nas receitas. A dica também serve para os idosos, mais sensíveis ao tratamento.

Se você for diabética, prefira um chazinho
Como os xaropes naturais têm mel e açúcar na composição, é melhor buscar a solução para o seu problema nos chás que não necessitem adoçar.

Fonte:
http://mdemulher.abril.com.br/saude

Quando cultivado em vasos, deverá ser mantido de preferência aparado, de forma a evitar o crescimento excessivo. Só regue quando a terra do vaso estiver seca e deixe-o tomar sol o dia todo.



Capim Limão:
Ocapim-limão, ou capim santo, tem raízes fibrosas, escuras e numerosas. As folhas são moles, planas, estreitas e longas, aromáticas, com margens ásperas e cortantes. Têm lâmina de cor verde-grisácea com veios bem visíveis na face inferior e de cor verde-brilhante e lisa na face superior. Ainda é muito comum a confusão entre o capim-limão e a citronela.

image_pdfimage_print

About Author:

Nascido em Diadema, SP no primeiro dia de janeiro de 1961, capricorniano que adora a vida e conhecer as pessoas, apesar de adorar a reclusão do meu lar. Pai, avô, irmão, filho, cristão, budista, evangélico, católico, espírita, templário, abduzido, desencontrado e meio incerto, assim sou eu... Paulo Roberto Gaefke no Google +

4 thoughts on “Xaropes de ervas

  1. Paulo estou precisando das receitas de xarope caseiro de ervas.Vc. tinha mandado ,eu salvei e agora não encontro…Abraços…Raquel

  2. Boa noite Paulo, fiz para minha bebe de 1 e 5meses um xarope do sumo de 4 cenoura e1 xicara de chá de mel só que ficou muito doce queria se é assim mesmo, se é para manter em temperatura ambiente ou na geladeira e estou dando 1 colher de sopa 3 x ao dia estou dando a quatidade certa para a idade do meu bebe?

  3. Gyselly, acho que está exagerado mesmo. basta 1 colher e meia de sopa de mel.
    Faça menos quantidade, tipo sumo de 1 ou 2 cenouras com 1 colher de sopa de mel e use no dia, no máximo em 2 dias guardando no frigorifico.

Comments are closed.