Santo do dia 28 de Agosto: Santo Agostinho

SANTO DO DIA 28 DE AGOSTO É SANTO AGOSTINHO DE HIPONA

Agostinho De Hipona
Nascimento: 13 de novembro de 354 em Tagaste, Numídia (moderna Souk Ahras, Argélia)
Morte 28 de agosto de 430 (75 anos) em Hipona, Numídia (moderna Annaba, Argélia)
Veneração por Toda Cristandade
Principal templo San Pietro in Ciel d’Oro, Pávia, Itália

A Igreja Católica comemora no dia 28 de agosto, o dia de Santo Agostinho, prestigiado Doutor da Igreja que escreveu mais de cem títulos separados, entre os que se encontra sua famosa autobiografia titulada “Confissões”. Agostinho é filho de Santa Mônica que tem sua comemoração um dia antes 27 de Agosto.

28 de Agosto é dia de Santo Agostinho

Aproveite este dia do Santo para meditar sobre qualquer coisa que você mesmo considere errado na sua vida e peça ao Santo Ajuda para transformar-se!

Em sua juventude se deixou arrastar pelos maus exemplos e, até os 32 anos, levou uma vida licenciosa, obstinado à heresia maniqueísta. Disso fala em seus “Confissões”, que compreendem a descrição de sua conversão e a morte de Mônica, sua mãe.

Dita obra foi escrita para mostrar a misericórdia de Deus para um grande pecador, que por esta graça, chegou a ser também, e em maior medida, um grande santo. Mônica tinha ensinado a orar a seu filho desde menino, e lhe tinha instruído na fé, de modo que o próprio Agostinho que caiu gravemente doente, pediu que fosse conferido o batismo e Mônica fez todos os preparativos para que os recebesse; mas a saúde do jovem melhorou e o batismo foi diferido. O santo condenou mais tarde, com muita razão, o costume de diferir o batismo por medo de pecar depois de havê-lo recebido.

Algumas obras de Santo Agostinho:

– Da Doutrina Cristã (397-426)
– Confissões (397-398)
– A Cidade de Deus (413-426)
– Da Trindade (400-416)
– Retratações
– De Magistro
– Conhecendo a si mesmo

Frases e Pensamentos do Santo do dia 28 de Agosto: Santo Agostinho:

– “Se dois amigos pedirem para você julgar uma disputa, não aceite, pois você irá perder um amigo. Porém, se dois estranhos pedirem a mesma coisa, aceite, pois você irá ganhar um amigo.”
– “Milagres não são contrários à natureza, mas apenas contrários ao que entendemos sobre a natureza.”
– “Certamente estamos na mesma categoria das bestas; toda ação da vida animal diz respeito a buscar o prazer e evitar a dor.”
– “Se você acredita no que lhe agrada nos evangelhos e rejeita o que não gosta, não é nos evangelhos que você crê, mas em você.”
– “Ter fé é acreditar nas coisas que você não vê; a recompensa por essa fé é ver aquilo em que você acredita.”
– “A pessoa que tem caridade no coração tem sempre qualquer coisa para dar.”
– “A confissão das más ações é o passo inicial para a prática de boas ações.”
– “A verdadeira medida do amor é não ter medida.”
– “Orgulho não é grandeza, mas inchaço. E o que está inchado parece grande, mas não é sadio.”

Fontes:
Wikipedia
ACI Digital
Sua Pesquisa

image_pdfimage_print

About Author:

Nascido em Diadema, SP no primeiro dia de janeiro de 1961, capricorniano que adora a vida e conhecer as pessoas, apesar de adorar a reclusão do meu lar. Pai, avô, irmão, filho, cristão, budista, evangélico, católico, espírita, templário, abduzido, desencontrado e meio incerto, assim sou eu... Paulo Roberto Gaefke no Google +