Respiração e Vida

Aprenda respirar para reduzir estresse, baixar a pressão arterial, manter maior controle sobre as suas emoções.
É maravilhoso como alguns minutos de prática diária é capaz de transformar a nossa saúde.
Nesse manual muito simples, de uma única página, aprenda uma técnica de Pranayama, que são exercícios de respiração com o objetivo de controlar energia- prana – que permeia todas as coisas, criar um corpo saudável, aquietar a mente, trazer equilíbrio das emoções, ou você nunca ouviu falar no momento de grande irritação alguém dizer: “Respire fundo!”



Respirar corretamente ou como exercício diário pode transformar a sua vida. E é simples, barato e eficiente.

Vantagens imediatas:

Baixa pressão arterial e pulso. Uma respiração controlada pode ajudar a abrandar seu ritmo cardíaco e reduzir seu nível de estresse, que por sua vez pode ajudar a diminuir sua pressão arterial com o tempo e uma prática suficiente.

Redução de estresse. Os efeitos negativos do estresse físico, mental ou emocional sobre o corpo são bem documentados.

Uma boa respiração praticada regularmente pode nos ajudar a responder mais positivamente ao estresse e pode vir a nos ajudar a conseguir uma resposta mais equilibrada a pequenas tensões e grandes tragédias.

Mente tranqüila. Como a prática da meditação, os pranayama podem ajudar a focar e acalmar a mente, momentaneamente acalmando todos os ruídos aleatórios que geralmente surgem dentro de nossas cabeças.



No entanto, existem riscos no pranayama.
Fisicamente é possível hiper ventilar através de uma prática muito vigorosa. Emocionalmente alguns praticantes relatam se sentir ansiosos ou tontos depois de praticar. É aconselhável começar devagar, com uma abordagem deliberada que se desenvolva gradualmente em intensidade, a fim de evitar esses resultados.

Como começar

Encontre um espaço tranqüilo para praticar. Sem nenhuma distração, como telefone, televisão ou interrupção. Você precisará de ao menos dez minutos para uma boa prática. Algumas pessoas acham benéfico fazer o pranayama ao final de sua prática normal de ioga asana. Outras fazem isso depois do almoço em seus escritórios (com a porta fechada, normalmente), enquanto outros preferem antes de deitar. Seja lá o que funcionar com você, apenas tenha certeza de estar sossegado.

Use roupas soltas e confortáveis. Não use nada que possa restringir sua respiração, como cintos, laços, calças ou saias apertadas com cós, etc.

Deite-se sobre um cobertor dobrado no meio de sua coluna. Comece dobrando a manta longitudinalmente (que deve ter, pelo menos, 76 cm quando dobrado). Coloque-o plano no chão, e sente-se na borda com as pernas para fora, e uma almofada ou apoio debaixo dos joelhos para um suporte adicional para as costas se preferir.
Deite-se de modo que o cobertor fique centralizado embaixo da espinha.
Relaxe o corpo, incluindo seus músculos faciais. Olhe para o nada ou feche os olhos.

Comece a notar sua respiração. Ela provavelmente estará, pelo menos num primeiro momento, instável ou arrítmica. Não tente mudar isso no começo, apenas note como a respiração flui para dentro e para fora.

Após alguns minutos assim (2-3 minutos em 10 minutos de pratica), comece a dar um ritmo a respiração suavemente. Faça uma contagem lenta de quatro e, no mesmo ritmo uma contagem lenta de seis.
Ao forçar o ar para fora na contagem mais longa, você tira todo o ar dos pulmões.
Coloque as mãos sobre a caixa torácica, uma em cima da outra, para fazer uma conexão mente-corpo entre os ciclos de inspiração e expiração. Continue esse tipo de respiração por 3-5 minutos.
Gradualmente fique ciente dos músculos em seu tronco, e comece a visualizar a respiração circulando como uma onda através de seu corpo – desde o ventre, passando pelas costelas, tórax, parte superior do tórax e de volta novamente.

Explore esse movimento por 1-2 minutos. Alternadamente, você pode visualizar a respiração enchendo seu tronco como uma garrafa de baixo para cima.

Praticar exercícios físicos e ter outras atividades que proporcionem relaxamento, por exemplo, ajudam bastante no melhor controle da anisedade.”


image_pdfimage_print

About Author:

Nascido em Diadema, SP no primeiro dia de janeiro de 1961, capricorniano que adora a vida e conhecer as pessoas, apesar de adorar a reclusão do meu lar. Pai, avô, irmão, filho, cristão, budista, evangélico, católico, espírita, templário, abduzido, desencontrado e meio incerto, assim sou eu... Paulo Roberto Gaefke no Google +

2 thoughts on “Respiração e Vida

Comments are closed.