O que esperar do amor?

O que esperar do amor?

Em tempos de amores instantâneos, é preciso fazer uma análise do que realmente é amor, pois há uma grande confusão no ar, e pessoas acabam se machucando muito nos relacionamentos pois esperam demais do próximo e acabam se frustrando.
Quero saber a sua opinião sobre a afirmação do escritor Saint-Exupéry (O Pequeno Príncipe) falando da confusão que fazem do amor.

Leia o pequeno texto e comente.
Eu quero saber o que você acha. Ok?


“Não confundas o amor com o delírio da posse, que acarreta os piores
sofrimentos. Porque, contrariamente à opinião comum, o amor não faz
sofrer. O instinto de propriedade, que é o contrário do amor, esse é que
faz sofrer. (…) Eu sei assim reconhecer aquele que ama
verdadeiramente: é que ele não pode ser prejudicado. O amor
verdadeiro começa lá onde não se espera mais nada em troca.”
Antoine de Saint-Exupéry
Qual é a sua opinião?
Use os comentários para dar a sua opinião!

image_pdfimage_print

About Author:

Nascido em Diadema, SP no primeiro dia de janeiro de 1961, capricorniano que adora a vida e conhecer as pessoas, apesar de adorar a reclusão do meu lar. Pai, avô, irmão, filho, cristão, budista, evangélico, católico, espírita, templário, abduzido, desencontrado e meio incerto, assim sou eu... Paulo Roberto Gaefke no Google +

26 thoughts on “O que esperar do amor?

  1. Realmente é verdade!
    Vivi um relacionamento por 6 anos, onde o que eu sentia era querer ver o meu amado “pra frente”, crescendo, prosperando; já ele, tinha um ciúme excessivo, inclusive até das minhas vitórias no emprego, financeiras. Eu não podia ter amizades, nem as do trabalho. O meu sentimento virou dor. Sofri muito por amá-lo, mas um dia percebi que tudo aquilo que ele dizia sentir era puro egoismo, era mentira. Descobrir que ele tinha inúmeros relacionamentos paralelos, e filhos durante o tempo que estávamos juntos. Ele sim, tría; mas me acusava de fazê-lo.
    Quantas palavras ferinas, agressões verbais, enfim… resolvi pôr um ponto final.
    Já se passaram 16 meses, e eu continuo , porque tenho medo de me magoar outra vez. Talvez eu ainda não esteja curada e a cicatriz ainda esteja viva… No entanto, tenho certeza que isso tudo vai passar, e quem perdeu foi ele.

  2. Verdade! Amor não é posse, amor é troca, amor é multiplicar e não dividir.

  3. A VERDADE É QUE O AMOR VERDADEIRO HOJE É MUITO DIFICIL DE EXITIR POIS DIANTE DO MUNDO EM QUE VIVEMOS HOJE SÓ EXISTE A AMBIÇÃO DAS DUAS PARTES. HOJE EM DIA CASAMENTO PASSOU A SER NEGOCIO . TANTO ELE COMO ELA PROCURA SABER SEU GRAU DE ESTUDO E SE TRABALHA QUAL SUA RENDA, …. AMOR HOJE PRA SE FALAR A VERDADE MUITO DIFICIL DE SE ENCONTRAR. AMOR É: COMPREESÃO,, COMPANHERISMO, FIDELIDADE, UM SE PREOCUPAR COM O OUTRO TANTO NA DOENÇA COMO SAUDE, TER UMA VIDA MÚTUA SEM COBRANÇAS E TER CONFIANÇA UM COM O OUTRO. OLHA SE EU FOR FALAR NÃO VAI TER FIM POIS O AMOR VERDADEIRO É INFINITO NUNCA TERMINA…….

  4. Amar é proteger, é libertar! Quando amamos um pássaro, queremos vê-lo voando, livre de gaiolas. Quanto aos relacionamentos, relacionamentos são “oportunidades”, não são obrigatoriedades!
    Obrigado!

  5. O amor descrito nesse trecho do famoso livrinho só pode ser comparado ao amor da mãe pelo filho. Entre um homem e uma mulher tem que haver uma boa troca, onde nenhum dos 2 leva muita vantagem sobre o outro. O AMOR incondicional é aquele que não é dirigido a ninguém em particular, que abrange tudo e todos e só é alcançado quando se atinge certo grau de consciência ainda distante da maioria das pessoas.

  6. Que texto tão atual.
    Hoje o amor se resume a ¨bom dia¨, as pessoas mal se conhecem e já dizem ¨eu te amo¨, esse termo virou banalidade. Feliz daquele a quem tem para se dar, feliz daquele que um dia conheceu o amor. feliz daquele que sabe o que é o amor incondicional, amor sem trocas, sem propriedade, sem interesse, amor onde há o prazer em servir e não se sentir submisso a esse agir, amor onde não existe fronteiras, onde não existe etnia e nem idade cronologica. Não estou com quem amo, mas tive o prazer de ser visitada por um anjo bom que me ensinou o que é amar e sou muito feliz por isso.

  7. Amor
    Hoje com 58 anos de idade posso dizer que foi a melhor coisa que aconteceu em minha vida.
    Com 40 anos de idade, solteira, com uma filha, encontrei uma pessoa que realmente era a minha metade da alma. Um amor verdadeiro.
    Tenho emprego e trabalho até hoje, meu companheiro desempregado.
    Ele é o melhor compnheiro da minha vida, em tudo.
    Portanto, devemos dividir, não esperar em somar. Não sabemos se temos que ajudar alguem. Ou ser ajudada.
    Agradeço muito a Deus por ter me proporcionado um encontro tão maravilhoso.
    Encontramos um amor sem limite, sem interesse pessoal.

    Muito Obrigada
    Ruth

  8. sem o espirito de posse é impossivel aqui na terra se digo amo meu filho amo meu gato amo porque ele é meu

  9. Cada um fala de amcor conforme seu aprendizado. Para mi m, amar é estar presente, simples assim.

  10. Nossa educacao hoje e’ tao neurotica que as pessoas fazem sexo e chamam de amor. O sexo e’ uma parte muito pequena de no’s. O amor e’ tudo. As pessoas hoje dizem faltar ou encontrar sua metade. Se voce e’ so’ metade nao pode amar.
    O amor nunca suspeita, nunca uinterfere, nunca se impoe ao outro. O amor mata o ego…

  11. O Amor hoje em dia significa para mim um sofrimento total , pois ninguem se preocupa pelo outro dentro duma relacao conjugal se nao pelos bens.
    Tive um caso muito chocante, mandei minha esposa para Faculdade e depois de terminar o curso, arranjei lhe um emprego seguro e comprei lhe um carro novo. Este gesto que fiz a ela, com todo carinho e amor do meu coracao, ela acabou sacudindo me da casa pois a partir daquela data eu nao era nada para ela. Ela dizia que tinha tudo na vida e acabei lhe abandonando no final de tudo. No passado, os nossos antepassados tinham o Verdadeiro amor, tudo era feito em beneficio deles e dos seus filhos. Hoje, muitos Lares se destroem -se e isto virou na Moda. Casam-se hoje e amanha Acabou o casamento.
    Muito obrigado
    Jose

  12. O amor é o nosso maior e mais lindo dom dado por Deus.
    Quando dizemos Deus é amor, é porque através do amor mais puro e singelo chegamos a Deus, o amor que não é apenas de um ser para outro, mas de uma existência para todas, de todas as formas, em todas as instâncias, até aqueles que nem sabiamos que poderia existir.
    O amor não me parece ser um sentimento. O amor para mim é uma forma de vida, é uma filosofia, é um caminho.

    Precisamos ser amor, e não ter amor, pois o amor não se possui, você é!

    Quem ama, pode até errar, mas se for por amor, o mestre Jesus entenderá…

    Essa é a filosofia que vivo, e deixo aqui a letra de uma canção da Escola que participo.

    “Pensar em Deus
    É acordar e agradecer, viver
    Pensar em Deus

    É como o nosso olhar
    Ver o sol raiar no amanhecer.

    Pensar em Deus
    É se entregar,
    Poder se dar ao Criador

    Pensar em Deus,
    Ato de amar e ser amor.”

    Saudações,

    Suzana Ferreira

  13. cada qual com sua concepção de Amor, acho que o amor simplesmente se sente, vc não precisa esperar que alguém seja bom para que vc o ame, o amor esta dentro de nós, independente de qualquer situação, sei que é difícil amar, mas que quando aconteçe é dessa forma: o amor não cobra, não espera, não se magôa, não se vinga, não trai, não machuca o outro, etc. simplesmente é livre, é um sentimento que nasce dentro e vive dentro da gente!!! vc pode amar simplesmente seu cachorro ou sua plantinha ou um filho um marido, esse sentimento é único e vc vai sentir da forma mais pura, se vc nunca sentiu essa liberdade quando AMA, esqueça, vc nunca amou, existem outros sentimos que confudimos com amor.
    é isso que penso!!!!!

  14. como???
    Como, se o amor tem muitas surpresas
    principalment eu que estou começandoa amar de verdade

  15. Verdade hoje em dia muito complicado achar um amor verdadeiro. Eu depois de muito tempo encontrei uma pessoa maravilhosa depois de muitos anos sem saber dessa pessoa ela reaparece embora esteja distante sei que esse amor verdadeiro que superou tempo, distancia vai ser maravilhoso. Ainda podemos nesse mundo maluco esperar e acreditar no Amor Verdadeiro sem cobranças e sem interesse. Estou muito feliz por ter de volta meu Amor de juventude. Cristina

  16. Quem ama respeita, cuida, proteje…
    acredito q amor é respeito, fidelidade…
    quem ama não prende, machuca, faz o outro sofrer…
    amor de verdade é algo eterno…
    paixões repentinas, ilusões, td isso pode desestruturar uma união…
    mas td passa inclusive essas paixões…
    mas amor é algo muito forte, onde existe perdão, compreensão,
    segurança…
    eu esperei muito do amor q vivi no meu casamento, mas uma paixão louca acabou tirando meu ex marido do foco…
    meu sentimento sim era amor, respeitei td periodo q estivemos juntos, qdo descobri não dificultei a saída… quer ser feliz vá…
    e acabei tomando outro rumo, primeiro eu me amo, mudei de estado de emprego, casa, vivendo uma nova historia e creio q se esse amor for verdadeiro ele voltará com muito mais intensidade e restaurado,

  17. Bom gostei bem da mensagem do José, e bem assim mesmo, infelismente é duro amar e não ser amado (a) , pq acabamos fazendo de tudo pela pessoa amada e fazemos pq verdadeiramente amamos e queremos seu melhor e depois do objetivo alcançado vc percebe que so vc ama tive um relacionamento bem parecido com o dele, ajudei meu ex arrumar toda a casa dele do chao ao teto mobiliar tudo lindo e maravilhoso e hoje sabe o que aconteceu, a casa ficou pronta para a atual, e hoje eu so sirvo para fazer favores quando ele precisa e eu boba acabo fazendo pq pq amo!!!!
    Certa vez ouvi uma frase que marcou muito e deixo p/ os que aqui passarem ” E melhor ser amado doque amar” e acabo acreditando que a realidade é essa mesmo.

  18. O texto de Saint-Exupéry é perfeito (assim como o livro).
    O verdadeiro amor não nos faz sofrer. O verdadeiro amor não se implora, não se pede, não se espera… Amor se vive!!!
    É você compreender, perdoar, superar obstáculos, ser cumplice da pessoa amada… É ser feliz para fazer a pessoa amada feliz.
    O verdadeiro amor é você esperar a pessoa amada por anos e quando reencontra-la perceber que o sentimento continua o mesmo, como se o tempo tivesse parado!!!
    Onde um simples sorriso transforma seu dia, um olhar te tira o folego e te leva ao paraíso!!!

  19. Pois é, Paulo, falamos de amor ao outro, mas nem mesmo sabemos amar a nós mesmos.
    Sabiamente, Cristo disse para amarmos nossos irmãos como a nós mesmos. Como dar amor ao outro se não o possuímos dentro de nossos corações? Não podemos dar o que não temos.
    Assim, olhar como amamos nosso irmão reflete o amor que temos por nós.
    O outro nos mostra muito mais do que ousamos imaginar.
    Abçs

  20. Com certeza, quem ama cuida, e não faz sofrer, mas as vezes acabamos ficando com alguém com medo de ficarmos sozinhos…

  21. O amor verdadeiro é aquele que nada pede em troca simplesmente se doa por amor. O amor possessivo este não é amor verdadeiro pois sempre cobra do seu paceiro. Amor verdadeiro tem que existir confiança um no outro, isto é respeito mutuo, tem que se doar. A fidelidade deve existir entre casais. Primeiro devemos amar a se própio pois assim seremos capazes de amar o próximo seja amor de amigo, de irmão, amor entre casais…….AMAI AO PRÓXIMO ASSIM COMO DEUS TE AMA E COMO VC AMA A SE MESMO!!!!

  22. Já tenho 72 anos,sou viúva, mas, graças a Deus tenho muito o que recordar. A minha vida com o meu amor foi ótima. O que me assusta hoje é a troca de namorados como se troca de roupa, isto é triste.
    O amor verdadeiro nasce de um olhar, um sorriso.Depois com sinceridade e compreensão dura a vida toda.

  23. o amor tem que ser mutuo. saber dar e receber,com muito respeito, confiança e complicidade. saber amar é muito bom………

  24. não sei se devo mesmo acreditar no amor… não quero pensar que estou amando e no fim, não é amor, é apenas mais uma ilusão. Eu conheci alguém… e queria apenas a felicidade dessa pessoa. Ao vê-la feliz eu ja me sentia feliz e ela parecia que também gostava de mim. até que houve o pior dia da minha vida… o dia em que essa pessoa mo disse que não queria mais por que tinha achado outro… não quero, não vou me entregar nessa de novo.

  25. eu sou musico… e musicos tem os sentimentos mais sensiveis. Nós trabalhamos com sentimentos, precisamos deles para tocar ou até mesmo para compor alguma coisa… Mesmo aquela pessoa tendo feito aquilo comigo, quando eu toco minhas músicas… não consigo esquecer do olhar dela, do sorriso dela ou até mesmo a voz dela.Ja pensei varias vezes em até me matar mas nunca faço… não posso perder tudo o que eu consegui com a música. A música me acalma…

    obs: eu toco trompete… uma observação meio inutil mas vou fazer-la. Muito obrigado pelo conselho.

  26. Só poderemos doar o amor se amarmos a Deus em primeiro lugar, pois dele emana todo o amor por nós e o amor universal. Sentindo o amor de Deus, amamos a nós mesmos, somos felizes e transferimos todo esse estado de paz ao ao outro. concordo com os amigos que relataram acima que não devemos buscar a outra metade, temos que estar completos para encontrar alguem.Tenho um amor que atualmente não está mais na minha vida, após quase 10 anos de casamento, enfrentei muitas situações e pessoas e preconceitos para ficar com ele. Sentia que ele me amava, via isso nos seu jeito de me olhar, de falar de mim. Éramos um casal perfeito e bonito, admirados pelos amigos. E de repente do nada, ele começou a dizer que estava cheio de dúvidas, incertezas, que não mais me amava, jurou que não tinha outra pessoa.Eu sofri muito, mas hoje penso que somente o tempo vai dizer e me explicar o porque de tudo.E se ele for a pessoa predestinada pelo universo e no momento se encontra perdido, dominado pelo ego, somente vou saber daqui alguns anos para julgar se o sentimento continua o mesmo como se o tempo tivesse parado. Mas enquanto isso não vou deixar de viver e me proporcionar novas experiências.

Comments are closed.