Dia de Pizza!

Vamos fazer Pizza?

E que tal uma receita muito prática que pode se transformar em Pizzas, Calzones e até Pão Sírio.
Vamos aprender e fazer.
Reúna a família e dá-lhe pizza exclusiva.

INGREDIENTES:
1kg de Farinha de Trigo (sem fermento)
½ colher (sopa) de sal
50 gr de Fermento Biológico
( O que é fermento biológico?Fermento biológico ou levedura é um microorganismo vivo cuja denominação científica é Saccharomyces cerevisiae.)
Se usar o Seco, utilize aproximadamente 2 colheres de sopa ou 20g. ,
1 colher (sopa) de açúcar
¾ xícara (chá) de óleo
½ litro de água



Como fazer:
Misture bem a farinha de trigo com o sal. Faça uma cova no centro e coloque o fermento, o açúcar e aos poucos o óleo e a água. Sove bem a massa até obter uma massa homogênea e que desprenda da mãos. Se necessário adicione mais água. Forme uma bola, cubra com um pano úmido e deixe descansar até dobrar de volume.

Pra fazer pizzas
Modo de abrir a massa:
Divida a massa em porções de 200g e forme bolas e deixe crescer novamente. Sobre uma mesa polvilhada com a farinha de trigo, abra com um rolo no formato de disco e passe um pincel para retirar o excesso. Coloque na sua fôrma de pizza, espalhe o molho de tomates(bem pouquinho agora), uma pitada de orégano se gostar e pré-asse por cerca de 15 minutos em forno médio (180ºC), preaquecido.
RECHEANDO DE ALEGRIA:
Espalhe o recheio de sua preferência e volte ao forno para terminar de assar ou guarde pré-assada.
Vá ouvindo o povo e monte pizzas diferentes, que tal?



Quer fazer Calzones?
Divida essa massa em porções de + ou menos 300g e deixe crescer. Abra em formato de disco, coloque o recheio de sua preferência, feche como um pastel e forme um cordão de massa na beirada, torcendo para fechar. Asse, pincele com molho e queijo ralado por cima, volte ao forno para dourar o queijo.
Sugestões de recheio:
Muçarela (com cedilha mesmo!) ralada, rodelas de tomate e orégano.
Calabresa curada e moida com queijo e azeitonas.
Frango desfiado com catupiry.

Pão Sírio (com a mesma massa)

É só dividir a massa em porções de mais ou menos 60g, faça bolas e deixe crescer. Forme discos com um rolo de macarrão e asse em forno quente (250ºC), preaquecido, por 15 minutos ou até dourar ligeiramente. Utilize para beirutes, acompanhamentos ou no seu dia-a-dia. Dica: depois de assado, congele até por um ano.

Agora é só convidar a turma e comer sem culpa.
Seja feliz
Paulo Roberto Gaefke
www.meuanjo.com.br
As dicas do fermento na página da Fleischmann:
http://www.fleischmann.com.br/culinaria/

image_pdfimage_print

About Author:

Nascido em Diadema, SP no primeiro dia de janeiro de 1961, capricorniano que adora a vida e conhecer as pessoas, apesar de adorar a reclusão do meu lar. Pai, avô, irmão, filho, cristão, budista, evangélico, católico, espírita, templário, abduzido, desencontrado e meio incerto, assim sou eu... Paulo Roberto Gaefke no Google +