Como fazer um Chantilly perfeito

Como fazer bem feito, o Creme de Chantilly.

No vídeo que você vai assistir babando, se é que você gosta de creme de chantilly, o “Chef” Fabrice Le Nud que mostra como fazer chantilly de uma forma rápida e prática.
Afinal de contas: qual é o ponto certo do chantilly?
Até quando bater?
Usar preparado pronto ou creme de leite fresco?
Assista e tire as suas dúvidas.

Chef” Fabrice Le Nud

A origem do Chantilly.

Reza a lenda que o creme de Chantilly surgiu na França, com Fritz Carl Vatel (1635-1671), um dos cozinheiros mais prestigiados pela corte de Luís XIV.
Vatel percebeu que o leite da região de Chantilly (onde morava quando tinha 27 anos de idade) era mais gorduroso que o das outras regiões, por esse motivo, era mais adequado pra fazer batido. Desta forma, passou a transformar o leite em uma pasta que acabou dando origem  ao creme mais usado nas confeitarias: o Chantilly.

O inventor do Chatilly se suicidou…

Pois é, Vatel, se apunhalou após descobrir que os peixes encomendados para um grande banquete não chegariam a tempo, e há quem defenda que o motivo foi outro: a humilhação por ter sido oferecido como prêmio de uma aposta num jogo de cartas, entre o príncipe de Condé e o rei.(Ah! e ele tinha apenas 40 anos)

De qualquer forma, sua contribuição ao mundo da gastronomia foi bem generosa, delicie-se com o verdadeiro Creme de Chatilly que você agora pode fazer.
Sucesso!
Paulo Roberto Gaefke
Veja mais:


image_pdfimage_print

About Author:

Nascido em Diadema, SP no primeiro dia de janeiro de 1961, capricorniano que adora a vida e conhecer as pessoas, apesar de adorar a reclusão do meu lar. Pai, avô, irmão, filho, cristão, budista, evangélico, católico, espírita, templário, abduzido, desencontrado e meio incerto, assim sou eu…
Paulo Roberto Gaefke no Google +