Como economizar dinheiro e sair do vermelho

Como economizar dinheiro em 2018?

Como economizar seu rico dinheiro em 2018 e para sempre




Ah! tem gente que sonha acordado com o dia em que não vai mais ter dívidas!
Para muitos, o melhor sonho não é viajar e nem comprar um carro, é não ter dívidas!
Verdade!
Só que já passou ou está passando pelo tormento de ter muitas dívidas ou dívidas pesadas sabe o que eu estou falando.
Por isso, aqui estamos com algumas dicas para ajudar no seu Controle Financeiro e realizar o sonho que você quiser sonhar.

Organize suas despesas para economizar Dinheiro

Anote tudo o que gasta e todas as suas despesas:

Se você não sabe exatamente o quanto gasta por mês, não vai conseguir controlar nada, nem o seu nervoso. Por isso para quem quer começar a fazer seu controle financeiro tem que saber o que deve e quanto gasta.

Você pode usar um aplicativo financeiro no seu smartphone, pode usar um bloco de anotação, uma planilha no seu PC ou um caderno, se você, como eu, gosta mesmo é de escrever no papel.
Divida tudo em dois blocos:
a) Contas Fixas (aluguel, condomínio, prestação da casa, da escola, luz, água etc e etc)
b) Contas do dia a dia: Tudo mais que você gastar no seu dia a dia, até a bala, a gorgeta, o supermercado, a pizza…

Estabeleça metas para os seus gastos:

Quase sempre, quando não temos controle sobre nossas despesas, nos assustamos quando colocamos tudo na “ponta do lápis”, mas, agora que você já conhece a realidade nua e crua e sabe exatamente qual o seu custo mensal, é necessário criar metas para suas despesas, dividindo-as por categorias:

Isso é um exemplo, você pode alterar para as suas reais necessidades, vai que você está em processo de formação e gastando muito com Faculdade, cursos, etc…você aplica um maior percentual para isso.

– 50% da renda para os gastos essenciais: todos aqueles necessários para você se manter no dia a dia, como moradia, alimentação, transporte, educação, etc.

– 30% da renda para o seu modo de viver que inclui todos os gastos relacionados ao seu lazer, sua academia, salão de beleza, compras no shopping, etc.

– 20% da renda para a vida finaceira: pagar contas ou poupar, caso não tenha contas. Desses 20% seria muito bacana você começar a guardar algum valor para emergências, e eu sei que não é fácil guardar, mas não é porque não queremos, é que na maioria das vezes não sobra, mas, com determinação e esforço você consegue e vai descobrir como é bom ter uma reserva.

Porque a gente não poupa??

Para 91% dos brasileiros que não possuem uma poupança ou investimento aplicado, o fato de não sobrar dinheiro no fim do mês está entre as principais razões para não poupar.
P
ara maioria, não sobra dinheiro ao final do mês, mas classe média poupa mais que famílias mais ricas.

Os dados fazem parte a 3a edição da “Série Cidadania Financeira” do Banco Central (BC) e foram apresentados pelo diretor de relacionamento institucional e cidadania do BC, Isaac Ferreira, durante o 11o Congresso de Meios de Pagamento (CMEP), em São Paulo.

A melhor dica é essa: mude suas contas para um mesmo dia.

Mude a data de vencimento de todas as suas contas fixas para logo após o dia em que cai o seu salário, se possível para o mesmo dia pois assim que o dinheiro entrar, você já paga tudo o que deve sem dó e nem piedade e evita acumular dívidas.

Tenha metas e objetivos, incluindo os doces sonhos.

Para quando você quer quitar suas dívidas?
Quer juntar quanto dinheiro para comprar o que?
Coloque uma data, divida em metas razoáveis, e parta para conquistar. Sonhos são os melhores motivadores da economia e da nossa mudança.

 

 Inclua toda a família na Economia do Lar.

Quanto mais as pessoas que fazem parte da sua família (na sua casa) souberem das suas metas, da necessidade de economizar, de buscarem juntos as soluções para diminuir despesas, melhor para alcançar os objetivos.
Família unida e motivada é sonho realizado!

Ah! ia esquecendo, mande seu cartão de crédito passar um tempo de folga na gaveta mais escondida da sua casa. Liberte-se dele! Diga, saia que essa alma não te pertence!

Você tem alguma sugestão?
Fez ou faz algo que tem funcionado??
Comente ai.
Agradecemos desde já.


image_pdfimage_print

About Author:

Nascido em Diadema, SP no primeiro dia de janeiro de 1961, capricorniano que adora a vida e conhecer as pessoas, apesar de adorar a reclusão do meu lar. Pai, avô, irmão, filho, cristão, budista, evangélico, católico, espírita, templário, abduzido, desencontrado e meio incerto, assim sou eu…
Paulo Roberto Gaefke no Google +